Publicidade

Aulas dos cursos técnicos do SENAI-MG voltam no próximo dia 17

Postado em 11/08/2020 12:03

Os cursos técnicos do SENAI-MG voltam com suas aulas a partir do dia 17/8 (segunda-feira). O retorno será apoiado pelo uso massivo da tecnologia para o desenvolvimento de uma nova forma de ensinar. Para este momento serão ministradas aulas teóricas, utilizando de estratégias inovadoras e diferenciadas, como simuladores, aplicativos e recursos da plataforma Google for Education. Os alunos realizarão as práticas quando as aulas presenciais voltarem.

 O gerente de Tecnologia e Educação para a Indústria, Ricardo Aloysio, reforça que o uso intensivo de tecnologias para o desenvolvimento de ações educacionais do SENAI-MG já estavam previsto no planejamento da entidade para esse ano e que a pandemia apenas reforça e antecipa essa atuação. “Este modelo já estava desenhado quando nem mesmo imaginávamos a pandemia. Usaríamos essa estratégia para 2021, então o que fizemos assim que a pandemia começou foi antecipar esse processo de adequação para o trabalho”.

 

Preparação para uma nova forma de ensinar

 Todos os instrutores da rede SENAI-MG passaram por uma capacitação on-line com o objetivo de prepará-los para esse novo momento. Inicialmente, eles tiveram a oportunidade de saber mais sobre protocolos para a prevenção e cuidados com à Covid-19, com palestra ministrada pela equipe de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e Qualidade de Vida do SESI-MG.

 A capacitação abordou trilhas que contemplaram conhecimentos que impactam o processo de aprendizado do aluno, como o desenvolvimento de competências socioemocionais e também assuntos que conectam o aluno a serem protagonista da sua aprendizagem, já que os docentes terão que ter cada vez mais autonomia e disciplina no seu processo de aprendizagem. “A princípio será um desafio, mas logo vamos nos adaptar. As aulas remotas possibilitam o respeito ao tempo de aprendizagem de cada aluno, no entanto exigem mais comprometimento”, contou a instrutora de Formação Profissional SENAI Lagoinha, Luiza Siqueira Nunes.

 Os treinamentos também contaram com ensinos de metodologias ativas e o ensino híbrido, além de atividades específicas sobre as plataformas de aprendizagem: Google for Education, ilustrando a prática do ensino mediado por tecnologia. 

 

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!