fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • Assistidos do Helena Antipoff desenvolvem habilidades manuais em oficinas de tapeçaria

Assistidos do Helena Antipoff desenvolvem habilidades manuais em oficinas de tapeçaria

Image

Os assistidos do Instituto Helena Antipoff (IHA), além dos atendimentos com especialistas, possuem à disposição uma série de atividades para ajudar no desenvolvimento e ampliar o desenvolvimento de seus potenciais. Um exemplo são as oficinas de artesanato, que trabalham com a produção manual de objetos, como tapetes.
 
As atividades são conduzidas pelas educadoras sociais Lidiane Ramos e Vera Lúcia. Como um dos valores do instituto, as produções reaproveitam materiais recicláveis. Nas tapeçarias, a sustentabilidade também é um dos princípios. “O único material usado são retalhos de malha reciclados que recebemos de doação”, explica Lidiane.
 
A educadora social também explica que todo o processo de produção é manual. “Eu faço o corte das tiras e os assistido tecem o tapete no tear de pregos, tudo manualmente”, detalha.
 
O exercício ajuda os assistidos a desenvolverem, por exemplo, sua coordenação motora, independência e concentração. “Em questão da dificuldade, sim, ela é bastante difícil e requer bastante atenção, mas depois com a prática se torna mais fácil”, finaliza.
 
O presidente do IHA, Juliano Vilela, destacou que, para além dos atendimentos, o desenvolvimento dos assistidos através de atividades manuais é uma das metas da instituição. “Uma das prioridades traçadas pela diretoria do instituto é a valorização dos assistidos de práticas como os artesanatos e as oficinas, que contribuem para o bem-estar e desenvolvimento deles”, destacou o presidente.