fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Senado aprova linha de crédito para profissionais liberais; Saiba quem tem direito

Senado aprova linha de crédito para profissionais liberais; Saiba quem tem direito

Image
FOTO - Marcelo Camargo/Agência Brasi

Projeto de Lei que libera linha de crédito para profissionais liberais que atuam como pessoa física foi aprovado pelo Senado. A medida criada para diminuir os impactos financeiros causados pela pandemia do novo coronavírus aguarda a aprovação da Câmara dos Deputados.

A medida é destinada aos profissionais liberais com nível médio ou superior. De acordo com o projeto, cada beneficiário poderá receber até R$ 100 mil, com carência de 24 meses e juros de 2,5% ao ano.  Ainda segundo o documento, serão liberados R$ 5 milhões de forma facilitada, principalmente aos profissionais da saúde.

Profissionais pedem auxílio nesse período de crise

O autor do projeto, Eduardo Girão (Podemos CE), afirmou que profissionais têm pedidos de auxílio durante esse período de crise. Ele explica que, apesar de existirem várias categorias que precisam, os cirurgiões dentistas autônomos são os que mais fazem solicitações aos senadores.

Da mesma forma, o relator da matéria, Omar Aziz (PSD AM), cita a categoria como exemplo por serem profissionais severamente afetados pela pandemia, mas, pelo perfil, não têm recebido assistência do governo. Além disso, esses trabalhadores, devido atuação com os clientes, correm um grande risco de contágio pelo vírus.

Girão ainda destacou que o governo tem buscado meios para auxiliar micro e pequenas empresas, mas os profissionais liberais ficaram esquecidos. O político finaliza que a categoria, por conta da pandemia, conta com condições mínimas de sustentação. Por isso é importante a liberação do Senado.