fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Preço do combustível em Divinópolis continua em alta

Preço do combustível em Divinópolis continua em alta

As pesquisas de preço realizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em Divinópolis mostra que o valor da venda do combustível continua em alta, embora haja uma estabilização no preço da gasolina e etanol, o diesel teve uma alta anunciada, mas mudaram de ideia e mantiveram os preços.

De acordo com a pesquisa da ANP o preço médio do combustível em Divinópolis é de R$4,72 e apresenta uma variação de apenas R$0,112. Na bomba é um pouco diferente, pois se trabalha com preços especiais a vista. Diferenciados para venda a prazo e ou cartão. Ainda promoções por aplicativos e já houve até por dias da semana.

A intervenção do presidente Jair Bolsonaro no reajuste do diesel é reflexo direto da pressão dos caminhoneiros. Nos dias que antecederam a decisão do presidente, o núcleo de governo recebeu relatórios da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que indicavam uma “preocupação” com uma possível greve dos caminhoneiros. Além de recuar em relação ao aumento de 5,7% no preço do diesel, o Planalto e o Ministério de Minas e Energia estudam atender outros pedidos, como a mudança no valor do frete.

O temor de uma greve como a de maio de 2018 já estava no radar da equipe de transição, no final do ano passado. Foi a partir dali que o grupo que hoje está no governo começou a formular a adoção de “medidas estruturantes”, que envolviam várias áreas, para verificar os problemas do setor e atender o que fosse possível.
Na segunda-feira, Bolsonaro vai se reunir com ministros e pessoal da área técnica para discutir demandas dos caminhoneiros. O governo estuda apresentar à Petrobras proposta de ampliar a rede de decisão de aumento de preços de combustíveis. Hoje, o gerente executivo de comercialização da Petrobras tem autonomia para definir um reajuste de até 7%.