fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Greve dos Tanqueiros continua e Minaspetro ainda não registra desabastecimento

Greve dos Tanqueiros continua e Minaspetro ainda não registra desabastecimento

Transoeste divulga nota de repúdio contra mais um aumento irresponsável do diesel no país e pede a prefeitura providências urgentes. É necessário aumento da tarifa ou do custeio dos serviços. O diesel subiu mais de 50 por cento em 6 meses. É um absurdo!

Transportadores de combustíveis – os tanqueiros – começaram uma greve e pararam de rodar na madrugada desta quinta-feira (21) em Minas Gerais. Não houve registro de desabastecimento e as polícias Rodoviária Federal e Militar Rodoviária não registraram impactos da paralisação nas estradas mineiras.Em um monitoramento em Divinópolis, todos tem combustível, mas se a paralisação perdurar poderá faltar em alguns postos na cidade a partir de sábado ou domingo dependendo da demanda.

O motivo da paralisação é o preço do óleo diesel. Hoje representa quase 70% do valor do frete e a categoria reclama do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis no estado e os altos custos dos combustíveis da Petrobras. 

Para o Minaspetro, “a possibilidade de desabastecimento é improvável”, e aponta duas razões: a primeira é que as dificuldades enfrentadas pela estatal se dão no atendimento das chamadas cotas extras. E que grandes volumes de combustíveis já foram contratados pelas distribuidoras.

Em contrapartida, a Brasilcom afirmou, também em nota, acreditar que as reduções nas cotas podem criar dificuldades no abastecimento de combustíveis, pelas barreiras para importações.

Para o Sindicato dos Petroleiros de Minas (Sindpetro-MG), não há incapacidade por parte da Petrobras para garantir o abastecimento de combustíveis ao mercado.