Entidades solicitam abertura total do comércio no próximo sábado para atender demanda do Dia das Mães

Postado em 06/05/2020 13:57

Atendendo pedidos de empresários do comércio a CDL Divinópolis, junto com entidades membro do Grupo Gestor, protocolou na tarde dessa terça-feira (05/05), na Secretaria Municipal de Saúde, solicitação para análise de abertura de todo o comércio no sábado (09/05), véspera do dia das Mães.

Durante o período de restrição das atividades comerciais, contabilizando mais de um mês sem faturamento e com as despesas de aluguel, folha de pagamento, contribuição, impostos, muitos empresários se viram obrigados a demitirem ou até mesmo encerrar suas atividades, resultando em trabalhadores na fila do desemprego e município perdendo arrecadação, afetando todo o sistema, gerando caos na economia.

Com a retomada do comércio, mesmo que de forma escalonada, os empresários tiveram um pequeno alento para conseguirem honrar com suas obrigações financeiras, ainda que dificultosamente. Especialistas estimam que esse cenário econômico deverá se arrastar até 2021, quando a economia deverá voltar a crescer. Nessa perspectiva, são necessárias ações para minimizar os impactos da crise gerada pela pandemia.

Segundo o presidente da CDL Divinópolis, Luiz Angelo Gonçalves, o Dia das Mães é a data que mais vende depois do Natal. “Com os problemas gerados pelo coronavírus, os lojistas obrigados a funcionar sob escala de segmentos, ficarão mais uma vez prejudicados financeiramente aqueles que não estão autorizados a abrirem no sábado, de acordo com a tabela de funcionamento da prefeitura. A abertura do comércio na véspera do Dia das Mães é uma possibilidade de recuperar parte dos enormes prejuízos derivados da paralisação”, reforça.

As entidades, que vêm realizando exaustivamente campanhas de conscientização da população quanto as medidas de prevenção da Covid-19, incentivando o uso das máscaras faciais, do álcool em gel, da necessidade de evitar aglomerações, acreditam que é possível a abertura das lojas no próximo sábado e solicitam da Prefeitura a flexibilização de funcionamento de todo o comércio no dia que antecede o Dia das Mães.

“Esse medida poderá evitar também que os consumidores corram às lojas na última hora para as compras do Dia das Mães. A possibilidade de abertura no sábado, facilitará o acesso, dando mais oportunidades a população, de forma a evitar aglomerações no comércio e ruas da cidade”, pontua Luiz.

Em Formiga, a Prefeitura atendeu a demanda dos empresários e após reunião com ACIF CDL daquela cidade, flexibilizou o horário de funcionamento do comércio para o próximo sábado.

Em Divinópolis, o pedido de abertura de todo o comércio contou com a assinatura da CDL Divinópolis, Acid, Sinduscon, Fiemg e Sincondiv. As entidades aguardam retorno da Prefeitura acerca da possibilidade apresentada. 

Solicitação Abertura Comércio Horário Dif_ Dia das Mães

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
error: Este conteúdo é protegido!