fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Como a tecnologia tem afetado a economia mundial

Como a tecnologia tem afetado a economia mundial

Image

Passando pela invenção da prensa de tipos móveis no final da Idade Média, passando também pela revolução industrial na Inglaterra e chegando hoje, na era da internet e da Inteligência Artificial, podemos concluir que tecnologia e economia sempre andaram de mãos dadas. 

Os avanços tecnológicos, de certa forma, sempre afetam a economia da sociedade, pois influenciam diretamente o modo como as pessoas trabalham, compram, vendem e viabilizam novos empreendimentos.

O avanço da internet no cotidiano das pessoas, ainda nos anos 90, é uma prova disso. Essa tecnologia de computadores conectados iniciou tímida, mas na virada do século já estava modificando a maneira como as pessoas interagem entre si e como as empresas se relacionam o seu público.

E por falar em internet, há alguns anos, ter um site era apenas uma opção a mais para uma empresa interagir com os clientes, mas hoje ter um site e registrar um domínio é fundamental para o negócio ter alcance, presença digital e credibilidade.

Na era digital até o dinheiro pode ser virtual

Um exemplo de como a tecnologia afeta a economia mundial pode ser visto no surgimento das criptomoedas, que você já deve ter visto por aí chamadas também de moedas digitais, ou até mesmo virtuais.

Elas ainda não fazem parte do dia a dia de todas as pessoas, mas há muitos investidores que estão por dentro de como elas funcionam. Eles estudam e sabem quais delas são as mais vantajosas no momento, quais estão em alta e quais estão em baixa.

Além disso, as moedas virtuais são protegidas por criptografia, uma tecnologia que impede que hackers possam roubá-las. Desse modo, o mercado do dinheiro digital se torna uma opção a mais para vários investidores.

A tecnologia e as Fintechs

Em se tratando de tecnologia e de como podemos lidar com o nosso dinheiro no dia a dia, as Fintechs são uma prova de que a economia e as instituições financeiras já não são mais as mesmas. A internet hoje em dia favorece o terreno para o surgimento dessas empresas que aliam tecnologia com finanças.

Não é por acaso que elas recebem o nome de Fintechs, pois elas colocam a tecnologia para auxiliar a vida financeira das pessoas. O Nubank é apenas um exemplo de uma Fintech, pois é um banco digital que permite o cliente ser o seu próprio gerente, controlando o dinheiro sem as burocracias que um banco convencional exige.

Entretanto, é claro que hoje em dia existem outras Fintechs como o Nubank. Inclusive o surgimento frenético delas já está fazendo muitas instituições financeiras tradicionais se tornarem cada vez mais digitais. É a briga para não perder espaço e relevância no mercado.

A tecnologia tornando a economia mais colaborativa

De uns tempos para cá muito gente tem falado em economia colaborativa. Em alguns casos o até de economia compartilhada. 

A economia colaborativa é um reflexo dos avanços das tecnologias e aplicativos de compartilhamento cada vez mais presentes em cada segundo das nossas vidas. Ela consiste em compartilhar bens e serviços.

Pense na seguinte situação: ao invés de ir a uma loja efetuar a compra de um cortador de grama, imagine se você pudesse utilizar o aplicativo em seu smartphone para alugar um cortador de grama apenas por algumas horas.

Pois então, esse é um exemplo prático (e econômico) de como a tecnologia pode trazer algumas facilidades para o seu dia a dia. 

E não se trata apenas de cortador de grama, pois outros bens e serviços podem fazer parte da economia compartilhada. O Carsharing (aluguel de carros) é um deles.

Contudo, é nesse contexto que sites e aplicativos de celular se tornam grandes protagonistas nesse movimento de economia compartilhada. Sendo assim, é possível pensar em aluguel de vagas de garagem, contratação de pessoas para serem guias turísticos (cicerones), para cuidar de animais de estimação e mais uma série de serviços.

Além disso, a questão vai além do aluguel de produtos e serviços. Alguns exemplos disso são as iniciativas que a economia compartilhada viabilizar para colaborar com a realização de alguns empreendimentos. 

Na era do Home Office (que também é um reflexo da atual tecnologia online) é importante, em alguns casos, procurar ambientes de trabalho fora do seu cenário doméstico, que possam favorecer a sua produtividade.

Com isso, é aí que entram em cena os coworkings, que são espaços adequados para empresas e profissionais freelancers exercerem as suas atividades.

Outro exemplo é o financiamento coletivo onde há a colaboração financeira de investidores que acreditam no potencial d e um projeto como uma startup, por exemplo. Ou quem sabe, imagine um cineasta poder contar com a colaboração financeira de fãs interessados em viabilizar o próximo filme do artista.

O site Catarse é atualmente um dos mais conhecidos nesse ramo de “vaquinhas virtuais” que viabilizam os mais variados tipos de projetos que envolvem o financiamento coletivo.

Conclusão 

Podemos concluir que a tecnologia muda a economia e a economia muda a tecnologia. Uma é responsável pelo crescimento e desenvolvimento da outra e no fim ambas se encontram em forma de produtos, serviços e soluções. 

Portanto, é importante que empreendedores dos mais variados segmentos fiquem sempre atentos diante das novidades que a tecnologia oferece e como elas podem influenciar nos negócios e nas diferentes formas de consumo.