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Auxílio emergencial de R$ 600 foi negado? Veja como contestar!

Postado em 29/05/2020 16:07

Se o seu pedido para receber o auxílio emergencial foi negado ou consta como inconclusivo, você pode contestar ou retificar informações. Para ajudar nessa tarefa, a vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Tatiana Thomé, apresentou um tutorial com o passo a passo que deve ser seguido para solucionar estes casos.

Quem teve a solicitação de auxílio emergencial considerada inconclusiva precisa fazer um novo cadastro no site ou no aplicativo ‘Caixa Auxílio Emergencial’. De acordo com a vice-presidente da Caixa, o pedido de novo cadastro pode ser preenchido em duas situações:

Em ambos os casos, o cidadão pode corrigir informações mais de uma vez, porém a análise e a liberação do benefício depende da Dataprev, estatal de tecnologia que checa as informações em 17 bases de dados.

Já quem teve o auxílio negado, mas não concorda com os motivos, pode contestar a análise no site ou no aplicativo da Caixa. Nesse caso, não é possível corrigir os dados. Somente confirmar as informações prestadas e pedir uma nova análise. A contestação só pode ser feita uma única vez.

Como faço para contestar cadastro não aprovado no auxílio?

  1. Faça login no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site “Acompanhe sua solicitação”;
  2.  Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe;
  3.  Clique em “Contestação” e confirmar que quer fazer a contestação. A contestação pode ser feita somente uma vez. Serão apresentados os motivos da não aprovação;
  4.  Confirme a declaração da veracidade das informações prestadas;
  5. Envie contestação para análise;
  6. Para acompanhar o resultado da contestação no aplicativo ou no site, clique em “Acompanhe sua solicitação”.

O que faço quando em caso de cadastro inconclusivo?

  1. Entre no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site “Acompanhe sua solicitação”;
  2. Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe;
  3.  O sistema mostrará lista dos prováveis motivos do cadastro estar inconclusivo.
  4. Faça nova solicitação.
  5. Aguarde a avaliação da Dataprev. Para consultar a resposta, clicar em “Acompanhe sua solicitação”.

Motivos para o cadastro estar inconclusivo

Os principais motivos para que o cadastro seja considerado inconclusivo são, segundo Tatiana Thomé:

Motivos para o auxílio não ser aprovado

O motivo pelo qual o pedido foi indeferido é informado pelo aplicativo e o site da Caixa, porém  de acordo com Thomé  a contestação e o novo pedido com retificação de dados só podem ser feitas em quatro situações:

Se o aplicativo ou o site informarem outro motivo, a contestação ou a retificação de dados em um novo cadastro não poderá ser realizada. Tatiana explica que os dados informados pelo requerente para iniciar o novo cadastro devem ser idênticos aos da Receita Federal.

Na primeira versão do aplicativo ‘Caixa Auxílio Emergencial’ só era possível apresentar a carteira de identidade, porém agora já é permitido o uso de documentos como carteira de motorista, carteira de trabalho e passaporte para fazer o cadastro.

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