fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Acid participou de momentos importantes do crescimento de Divinópolis

Acid participou de momentos importantes do crescimento de Divinópolis

Image

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid) foi fundada em 29 de julho de 1952. Na próxima quarta-feira, a entidade comemora 68 anos de existência.

Em toda sua trajetória, a Acid participou de momentos importantes do crescimento de Divinópolis tendo a sua frente grandes líderes. O primeiro presidente da Acid foi Dr. Carlos Altivo (de julho de 1952 a novembro de 1955). Também um dos idealizadores e grande entusiasta da Associação foi Sr. Amnys Rachid, o terceiro presidente da entidade (de maio de 1958 a março de 1962). De 1952 até hoje, foram 23 presidentes, todos prestando relevantes serviços na construção da história da Acid.

A atual presidência é liderada pela primeira mulher a ocupar o cargo na entidade, Alexandra Elisa Galvão Barros, eleita em junho de 2020.

Entidade mãe
A Acid acolheu várias outras entidades, como: o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd); a Agência de Desenvolvimento Econômico; a Secretaria Municipal de Desenvolvimento; o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Centro-oeste Mineiro (Prodescom); o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Centro-oeste (Sinduscon-CO); o Sindicato das Indústrias Siderúrgicas do Oeste de Minas (Sindigusa), o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Panificação (Amipão) e s 53ª Companhia de Polícia Militar. Atualmente, o Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (Sincomércio) ocupa as dependências da Acid. Vê-se que é incontestável a vocação da Acid como incubadora de novas entidades, cooperativas, sindicatos e associações.

Sua estrutura
A Acid possui duas sedes próprias, uma no Centro de Divinópolis e outra regional, no Centro Industrial Coronel Jovelino Rabello. São dois Centros Empresarias para atender às demandas de seus associados. Apoiam a estrutura da entidade, o Conselho da Mulher Empreendedora e a Acid Jovem.

 

Entidade atuante
A entidade é muito participativa em discussões de desenvolvimento econômico e social de Divinópolis. Suas conquistas são em nome não somente de seus associados, mas de toda a comunidade do município. Várias são suas bandeiras, como a duplicação da MG-050, o funcionamento do Aeroporto Brigadeiro Cabral, a desburocratização dos alvarás e licenças, revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo, melhorias para o Centro Industrial Coronel Jovelino Rabello. Entre outras atividades, participa, ainda, com o apoio do Sebrae, da construção de um projeto estruturado em Divinópolis que visa organizar e desenvolver uma governança ativa capaz de liderar e direcionar os esforços de entidades, poder público e sociedade civil, com foco no desenvolvimento do turismo no município. A atividade turística é um grande potencial a ser trabalhado, principalmente, com a construção da Cruz de Todos os Povos. A Acid integra ativamente o Grupo Gestor e o Grupo LIDER Novo Oeste – Liderança para o Desenvolvimento Regional, movimentos que pensam o desenvolvimento do município e das cidades da região.

Associar para desenvolver e competir
E com o slogan da atual diretoria Associar para desenvolver e competir, são celebrados os 68 anos da Acid. “Queremos dar o nosso abraço a todos os que estão conosco acreditando na força do associativismo. Pois, como pude responder às várias pessoas que me questionaram o porquê assumir uma entidade num momento tão difícil, minha resposta foi simples: tem que ter propósito. Tem que acreditar. Tem que ser juntos. Tenho várias dúvidas e poucas respostas. Porém, transborda o desejo de prosperar. É com esse pensamento que toda a diretoria da Acid pretende honrar a responsabilidade que nos cabe.”, afirma Alexandra Galvão.