fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Vídeo: Vereador abandona plenário da Câmara de Divinópolis após secretário se negar a responder pergunta

Vídeo: Vereador abandona plenário da Câmara de Divinópolis após secretário se negar a responder pergunta

Vereador abandona plenário da Câmara de Divinópolis após secretário se negar a responder pergunta
Vereador Ademir Silva (no canto superior direito), saindo do plenário da Câmara. Foto: Câmara Divinópolis/Divulgação

Nesta quarta-feira (28), o vereador Ademir Silva (MDB) abandonou o plenário da Câmara Municipal durante prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A prática, prevista em lei, é feita todos os anos.

Durante a apresentação dos investimentos da Semusa, vários vereadores fizeram perguntas aos representantes da pasta, principalmente ao secretário Alan Rodrigo da Silva, em relação aos números expostos.

Recentemente, o Legislativo debateu adesão do município ao consórcio ICISMEP (Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba) que, na prática, complementaria atendimentos em serviços deficitários do atual consórcio vigente na cidade com o CISVI (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica).

O assunto foi abordado pelo vereador Ademir Silva (MDB). “Era uma sangria desatada que nós debatemos e aprovamos aqui na Câmara. Temos problemas nas áreas odontológicas e oftalmológicas. Por que o ICISMEP não está funcionando aqui ainda?”, indagou o parlamentar.

Após alguns segundos de silêncio, Alan evitou responder à pergunta de Ademir, e se recusou a responder. “Não está na pauta da prestação. Peço que seja enviado ofício para que possamos responder”, afirmou Alan. O vereador Ademir insistiu, mas o secretário desconversou novamente, pedindo que a conversa seja oficializada.

Após a recusa do secretário em responder, o vereador abandonou o plenário sob a alegação de que não faria sentido continuar presente se as perguntas não seriam respondidas. “Estamos aqui para quê? Se não vão responder nossos questionamentos, não precisamos estar aqui. Peço licença e vou me retirar”.

A adesão do município ao ICISMEP começou a ser debatida na Câmara em outubro de 2022, em reuniões realizadas com as presenças de vereadores e representantes dos dois consórcios, além do secretário de saúde. Além disso, audiências públicas foram feitas, com o intuito de ouvir as demandas da população.

Veja o vídeo abaixo: