fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Termômetro no bairro Bom Pastor marca 45ºC na tarde desta segunda-feira (25)

Termômetro no bairro Bom Pastor marca 45ºC na tarde desta segunda-feira (25)

Termômetro no Bom Pastor registra 45ºC
Temperatura mais alta registrada na cidade foi 38,6ºC

Leitores do Portal MPA flagraram o termômetro do bairro Bom Pastor, em Divinópolis, registrando 45ºC nesta segunda-feira (25). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mais alta registrada nesta segunda-feira, foi de 38,3ºC.

O dia mais quente da história na cidade foi em outubro de 2020, quando o município bateu 38,6ºC. A previsão para a cidade nesta segunda-feira (25/9) é de máxima de 38ºC e mínima de 20ºC e não há previsão de chuva. É necessário manter uma boa hidratação, ingerindo bastante água. Evite toda e qualquer atividade física durante as horas mais quentes do dia, que é no período entre às 11h00 e 15h00.

Se você trabalha debaixo de sol, faça pausas frequentes na sombra, use boné ou chapéu e protetor solar.

Por que as temperaturas são mais altas nos termômetros de rua?

Segundo o Inmet, as estações meteorológicas seguem padrões internacionais de medição de temperatura, como o abrigo meteorológico – com venezianas duplas, dentro da qual um termômetro de vidro afere a temperatura oficial.

Esses termômetros de rua marcam esses valores extremamente altos na primavera por algumas razões:

  • Eles estão expostos a radiação solar e normalmente são da cor preta: superfícies escuras absorvem mais radiação solar do que superfícies claras. Quem já saiu com uma camiseta preta em um dia de calor forte já deve ter notado!
     
  • Os termômetros também apresentam problemas em medidas de temperaturas não só altas como muito baixas. Como ficam expostos ao ar livre, perdem calor mais rapidamente do que os termômetros instalados em abrigos. Dessa maneira, podem apresentar temperaturas bem mais baixas do que se estivessem abrigados.
     
  • Eles não estão calibrados. Os termômetros das Estações Meteorológicas estão em constante ajuste e observação. Técnicos podem substituí-lo quando notarem algum funcionamento irregular.
     
  • Os termômetros de rua estão instalados em locais não-padronizados. Geralmente estão próximos a grandes avenidas, com grande circulação de pessoas e veículos.
    Pessoas e veículos emitem calor, alterando as medidas. Os termômetros de estações meteorológicas, além de estarem instalados dentro de abrigos meteorológicos (que permitem uma ventilação controlada, com pequenas frestas), também estão instalados em regiões gramadas. Chuva, ventos, sol, umidade, vibração tudo interfere e além disso, a distância mínima de prédios e arvores deve ser mínimo de 60m.