fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Dia mais quente da história: Calor bate recorde em Divinópolis com 38,6°C

Dia mais quente da história: Calor bate recorde em Divinópolis com 38,6°C

Image

Os termômetros em Divinópolis registraram temperaturas antes nunca computadas no município. Na tarde do sábado (03) por volta das 16h, a máxima registrada na cidade foi de 38,6 °C. A mais quente com base na média histórica, 1980 – 1990 e também observada na estação climatológica do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, inaugurada em 10/10/1995. A sensação de calor na área central da cidade chegou aos 40°C.

O último recorde de temperatura máxima registrado em Divinópolis foi no dia 31 de outubro de 2015 quando fez 38,4 °C.  O terceiro dia mais quente foi em 31/10/2014 quando os termômetros marcaram 35,3°C. A umidade relativa do ar também atingiu índices críticos. No último sábado, chegou aos 15%. No fim de setembro foi de 12%. O recomendável é acima de 60%.

Segundo os meteorologistas, o calorão faz parte de uma massa de ar quente e seco, de forte atuação sobre o centro-sul do Brasil. Não há previsão de chuva para esta semana, conforme as análises dos mapas. O calor se manterá ao longo dessa semana, inclusive com a possibilidade de superar o recorde do último sábado. A partir de terça, as máximas devem ser superiores aos 36 °C podendo chegar aos 39 °C.

Em Minas Gerais, a maior temperatura ocorreu no triângulo mineiro, na cidade de Campina Verde. Por lá, os termômetros chegaram aos 41,2 °C. O recorde de baixa umidade relativa do ar foi registrado na cidade de Itaobim, no Vale do Mucuri com apenas 9%.

2020 de recordes

Não é a primeira vez que um recorde histórico de temperatura é registrado em Divinópolis no ano de 2020. No dia 22 de agosto, a máxima em Divinópolis foi de apenas 15,7°C – o dia mais frio do ano desde que começaram as medições na estação convencional do Inmet situada no Aeroporto Brigadeiro Cabral.  

As altas temperaturas, associadas com as queimadas, poluição e névoa seca tem propiciado um por-do-sol “cinzento” nos últimos dias. Foto: Reprodução/TV Candidés