A Páscoa, no dia 20 de abril, é um momento importante para o comércio em razão do aumento nas vendas dos produtos característicos desta data, como os tradicionais ovos de páscoa e chocolates, e também itens de pescados e bebidas, presentes nas refeições em reuniões familiares.
Um levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio em Minas Gerais, juntamente com o comércio varejista do estado, mostrou a expectativa do setor em relação à data comemorativa neste ano. Os dados apontam que a celebração da Páscoa impacta positivamente nas vendas de 41,7% dos empresários do comércio varejista, enquanto 39,9% deles esperam obter um crescimento nas vendas em relação ao mesmo período de 2024.
Essa expectativa também é observada no Centro-Oeste mineiro pelo Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis – SinComércio, que projeta um crescimento para além da compra de chocolates. Dentre os produtos mais vendidos nessa época, a pesquisa mostrou que os ovos de páscoa seguem na liderança (28,2%), seguido pela caixa de bombom (27,6%), barra de chocolate (15,4%), além de itens presentes na alimentação, como peixes (5,1%), bebidas em geral (3,2%), carnes (2,6%) e ovos de galinha (2,6%).
As principais apostas para o impulsionamento das vendas são propagandas, atendimento diferenciado e promoções. Sendo assim, 72,4% das lojas do segmento alimentício já iniciaram as vendas dos produtos de Páscoa, disponíveis em muitos minimercados, mercearias, armazéns, padarias, açougues, peixarias, super e hipermercados, comércios de bebidas e hortifrutigranjeiros. Por outro lado, grande parte dos clientes (82,7%) deixa para realizar as compras na semana da Páscoa.
Páscoa no comércio em Divinópolis
Ao todo, são cerca de 80 supermercados de portes variados em Divinópolis que poderão ter as vendas impulsionadas pelo período. Os clientes já podem fazer as compras antecipadas nesses estabelecimentos durante o chamado “Comércio de Páscoa”, que compreende o período entre 27/02 a 16/04. Após esta data, as compras não são consideradas mais antecipadas e os clientes correm o risco de não encontrar a opção desejada. “A recomendação é sempre se antecipar, justamente para conseguir o produto que deseja, otimizar tempo e evitar filas em supermercados”, avisa o presidente do SinComércio, Gilson Amaral.