Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Superlotação na UPA: Prefeitura e CIS-URG Oeste esclarecem situação

Superlotação na UPA: Prefeitura e CIS-URG Oeste esclarecem situação

Image

A Prefeitura Municipal de Divinópolis e o Cis Urg Oeste, esclarecem superlotação na Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto Cordeiro Martins (UPA). A Prefeitura, confirmou em nota que a UPA se encontra em quadro de superlotação e esta condição resulta do número reduzido de transferências hospitalares autorizadas e reguladas pela Central Estadual de Regulação (SUS Fácil) na semana.

Atualmente, 52 pessoas aguardam internação na UPA, enquanto 9 estão sob observação em unidades de decisão clínica para determinar a possível necessidade de internação. Além disso, 25 pacientes com demandas ortopédicas aguardam transferência para internação fora da UPA.

O cenário crítico enfrentado na UPA já foi devidamente reportado à Central de Regulação do Estado de Minas Gerais e notificado ao Ministério Público. 

A Prefeitura ressalta que tem investido continuamente em melhorias na assistência prestada pela UPA, incluindo a introdução de procedimentos não cobertos pelas portarias regulamentadoras das unidades de pronto atendimento, visando oferecer uma assistência mais efetiva à população de Divinópolis. Em parceria com o CIS-URG, consórcio gestor da unidade, temos ampliado o acesso aos leitos, principalmente para casos ortopédicos, mesmo que isso ultrapasse o papel tradicional da UPA.

Apesar desses esforços, a limitada disponibilidade de vagas na última semana tem contribuído para a superlotação da unidade. A Prefeitura de Divinópolis está se mobilizando para encontrar alternativas de assistência dentro de suas capacidades e recursos financeiros disponíveis.

Reforçamos, entretanto, a urgente necessidade de que o Estado de Minas Gerais acelere o processo de ampliação da rede hospitalar na macrorregião de Saúde Oeste, para que possamos garantir um atendimento mais eficaz e digno à nossa população.

CIS URG OESTE TAMBÉM SE POSICIONOU SOBRE O CASO:

Segundo o Cis Urg Oeste, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e integra a rede de serviços pré-hospitalares fixos para o atendimento às urgências.

Presta atendimento resolutivo e qualificado a pacientes com condições clínicas graves e não graves, além de prestar o primeiro atendimento a casos cirúrgicos e traumáticos, estabilizando-os e conduzindo a avaliação diagnóstica inicial para determinar a conduta adequada, garantindo o encaminhamento daqueles que necessitam de tratamento em outras unidades de referência.

A UPA Padre Roberto Cordeiro Martins opera ininterruptamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana, com uma equipe multiprofissional qualificada e apresenta uma demanda sazonal, com períodos de picos em várias intempéries a depender de fatores climáticos, de temperatura e epidemiológicos. Às 12h51 deste sábado, 15 de março, UPA Divinópolis está com ocupação:
PS1 – Unidade de Decisão Clínica – 07 pacientes
PS2 – Unidade de Média Complexidade – 52 pacientes aguardando transferência SUSfácil
PS3 – Unidade de Cuidados Intermediários – 03 pacientes aguardando transferência SUSfácil.
PED: – 04 pacientes no Setor de Pediatria
Observação: No PS1, em leitos aguardando resultados de exames e observação – 20 pacientes.
Totalizando 86 pacientes. Taxa de ocupação de 110%, que pode ser alterada devido ao fluxo de entrada e saída de pacientes na unidade.

“Quando chega no estágio de superlotação, é obrigação dos gestores comunicar à Secretaria Municipal de Saúde para que tome providência junto à Central de Regulação e ao Ministério Público.”, explica Cleverson Humberto, Gerente Assistencial da UPA Divinópolis.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x