Em Divinópolis, no dia 23 de agosto, a festa de Santa Rosa de Lima será celebrada na Igreja do bairro Santa Teresa, localizada na rua Teófilo Otonni, nº 200, com uma missa às 19h30min, presidida por Monsenhor Paulo Pereira, e animadas barraquinhas no local. Além disso, a comunidade dos Lopes também celebrará com missa às 19h, dirigida pelo Padre Júlio, e a festa se estenderá até o domingo, homenageando também Nossa Senhora da Guia.
Santa Rosa de Lima é a primeira santa canonizada das Américas e é celebrada no dia 23 de agosto. Nascida Isabel Flores de Oliva em Lima, no Peru, em 1586, ela adotou o nome de Rosa por sua devoção à flor como símbolo de pureza. Conhecida por sua vida de intensa penitência, oração e caridade, Rosa de Lima dedicou-se ao serviço dos pobres e doentes. Ela era Terciária Dominicana e viveu como reclusa, entregando-se a uma vida de sacrifício e contemplação.
Santa Rosa é a padroeira da América Latina, das Filipinas e das Índias Ocidentais. Sua canonização ocorreu em 1671 pelo Papa Clemente X, e seu legado continua sendo inspiração para muitos.