fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Saiba o que funciona e não funciona no feriado de Sexta-feira da Paixão em Divinópolis

Saiba o que funciona e não funciona no feriado de Sexta-feira da Paixão em Divinópolis

Image

A Sexta-feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa. Neste dia, os cristãos relembram o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado. Assim, para os cristãos, a paixão de Cristo representa a crucificação de Jesus Cristo. Em Divinópolis, saiba o que funciona nos dias 28 e 29 de março:

Saúde: Na quinta-feira (28/3) todas as unidades de saúde funcionarão normalmente.
Na sexta-feira (29/3), sábado (30/3) e domingo (31/3), os serviços essenciais funcionarão. São eles: Centros de Atenção Psicossocial (Caps/Sersam), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Ambulatório da Dengue.
Os servidores do Nível Central da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Controle/TFD, em razão de estarem localizados em prédios multifuncionais, com restrição de acesso do público externo devido à observância do Ponto Facultativo, deverão permanecer em regime de sobreaviso, atendendo às demandas originárias das unidades e setores que estarão em efetivo funcionamento.

Serviços Urbanos: No dia 28, quinta-feira, os serviços funcionarão no horário normal. Na Sexta-Feira Santa NÃO haverá coleta de lixo. O Serviço Municipal do Luto funcionará normalmente todos os dias.

Trânsito: Na quinta-feira as linhas de transporte coletivo seguirão o horário normal. Na sexta-feira seguirão os horários de domingos e feriados. No sábado (30/3), o transporte coletivo seguirá os horários normais de sábado.

Conselho Tutelar: Os Conselhos Tutelares I e II trabalharão em regime de plantão na quinta e na sexta-feira. Caso necessário, os cidadãos poderão acionar os órgãos: Ministério Público, Vara da Infância, Comando da Polícia Militar/Polícia Civil.

Meio Ambiente/Esporte: O Parque da Ilha será aberto normalmente das 7h às 19h.

Agências Bancárias:

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias na Sexta-Feira da Paixão (29/03), que antecede o domingo de Páscoa (31/3).

O mesmo vale para as compensações bancárias, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e os carnês com vencimento no dia 29/03 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte (segunda-feira, 01 de abril).

Mesmo com o fechamento das agências, os canais digitais dos bancos permanecerão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Em algumas localidades, as salas de autoatendimento também estarão disponíveis aos clientes, a critério da instituição.

Comércio:

A CDL Divinópolis orienta que dia 29 de março é feriado religioso, Sexta-feira da Paixão de Cristo, não havendo expediente no comércio de rua nesta data. Já no sábado, pós-feriado, o expediente é normal para o comércio.

Para o funcionamento do comércio em feriados é necessária convenção coletiva de trabalho entre os sindicatos dos empregadores (Sincomércio) e dos empregados (Sindcomerciários). Não havendo esse documento, o trabalho não pode ser exigido. Caso haja alguma alteração a CDL fará a divulgação. Já para o Comércio Varejista de Alimentos e empresas do Comércio Varejistas do Shopping Pátio Divinópolis foi celebrada, entre os sindicatos  patronal e profissional, a Convenção Coletiva de Trabalho, por adesão – Opção de Trabalho em Feriados, permitindo o trabalho no dia 29 de março, sexta-feira.

Portanto, o comércio varejista de gêneros alimentícios e empresas do comércio varejista estabelecidas no Shopping Pátio Divinópolis poderão utilizar da mão de obra de seus funcionários, desde que requeiram, junto ao Sincomércio, o Certificado de Adesão à cláusula autorizativa, comprometendo seguir as orientações contidas na referida convenção coletiva. A convocação ou o trabalho de empregados na ausência do certificado poderá resultar nas penalidades previstas na convenção. 

Vale ressaltar que comércio varejista de gêneros alimentícios e empresas do comércio varejista são supermercados, mercearias, varejões e similares. Os bares, restaurantes e lanchonetes pertencem a outro sindicato e são regidos por outra convenção coletiva. Caso ocorra qualquer alteração, com a edição de nova convenção coletiva que autorize o comércio de rua a abrir, será imediatamente comunicada. Para mais informações, entre em contato com o Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis, pelos telefones (37) 9 9873 4466 ou (37) 9 9816 2621.

Operação em rodovias:

A MG-050 deve receber cerca de 190 mil veículos durante os quatro dias do feriado prolongado de Páscoa (de 28 a 31 de março). Haverá reforço em guinchos, nas inspeções de tráfego e praças de pedágio. Em caso de qualquer incidente, o poderá ser acionado, 24 horas por dia, no telefone 0800 282 0505, opção 2. O gerente de Operações, Marcelo Aguiar, destaca a importância de os motoristas obedecerem aos limites de velocidade. “O importante é utilizar a rodovia com segurança e cumprir a legislação de trânsito. Ultrapassar a velocidade regulamentada é uma infração de trânsito, passível de multa. Além disso, as ultrapassagens devem ser realizadas somente em trechos permitidos e com visibilidade”, finaliza.

Celebrações na Sexta-feira da Paixão: