Pular para o conteúdo

Reforma da Catedral de Divinópolis gera polêmica

Mudanças na Catedral de Divinópolis Acendem Debate Sobre Modernização e Tradição
Mudanças na Catedral de Divinópolis Acendem Debate Sobre Modernização e Tradição

A reforma da Catedral Diocesana de Divinópolis está gerando polêmica entre os moradores e fiéis da cidade. As críticas se concentram principalmente nas mudanças feitas até o momento no altar, onde a madeira que adornava a cátedra foi retirada e as cores tradicionais, amarelo e telha, foram substituídas por branco e azul. Muitos se perguntam se essas alterações se estenderão às pinturas do teto e aos vitrais, peças icônicas da igreja. Em resposta às dúvidas, a Diocese emitiu uma nota afirmando que um projeto de reforma está sendo elaborado e estruturado, mas ainda não detalhou quais outras partes da Catedral poderão ser modificadas.

Veja a nota na íntegra

Nota à Imprensa – Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis

A Comissão Diocesana de Arte Sacra e o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC) veem a público esclarecer sobre dúvidas referentes à preservação do templo da Catedral do Divino Espírito Santo em Divinópolis.
Afirmamos que não existe nenhum projeto definido acerca de possíveis intervenções na Catedral do Divino Espírito Santo, inclusive sobre a pintura do teto da Catedral.
Desejamos elaborar um estudo criterioso sobre o referido templo a partir das plantas originais recentemente encontradas no arquivo da Catedral, onde pudemos constatar  que o mesmo não foi plenamente executado, as legislações municipais referentes aos bens protegidos e a legislação eclesiástica e litúrgica.
Ressaltamos que toda intervenção, restauração, construção e reforma no templo da Catedral do Divino Espirito Santo apenas poderão ser realizadas após análise e aprovação dos Conselhos Diocesanos e Órgãos Competentes do Município.

Dom Geovane Luís da Silva
Bispo Diocesano de Divinópolis

Pe. Paulo Sérgio Diniz Mendes
Vigário Geral e Coordenador da Comissão Diocesana de Arte Sacra

Faber Clayton Barbosa
Primeiro Secretário do COMPAC

Mudanças na Catedral de Divinópolis Acendem Debate Sobre Modernização e Tradição
Mudanças na Catedral de Divinópolis Acendem Debate Sobre Modernização e Tradição
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x