Pular para o conteúdo

Prefeitura lança programa para acelerar startups e conectar empreendedores a investidores

Image

A Prefeitura de Divinópolis lançou o programa Acelera – Programa de Aceleração de Startups, voltado para empresas de base tecnológica que já possuem produtos ou serviços validados e buscam expandir mercado, atrair investimentos e acelerar o crescimento dos negócios.

A iniciativa foi criada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semde), por meio do Edital nº 34/2026, e será realizada em parceria com agentes do ecossistema de inovação da cidade e da região. A expectativa da administração municipal é que a ação se torne uma das maiores iniciativas públicas de aceleração de startups do país.

O lançamento ocorre em um momento de fortalecimento do setor de inovação em Divinópolis. Atualmente, o município realiza a quinta edição do Programa de Pré-Aceleração de Startups, que será encerrado no dia 7 de julho, no auditório da Fiemg Regional Centro-Oeste.

Serão selecionadas até 10 startups para participar de uma jornada de aceleração com duração aproximada de quatro meses. Durante esse período, os participantes terão acesso a capacitações, mentorias especializadas, networking qualificado, conexões estratégicas e oportunidades de aproximação com investidores, empresas e especialistas do mercado.

Ao final do programa, as três startups com melhor desempenho receberão premiações voltadas ao fortalecimento e à expansão dos negócios.

O edital é destinado a startups em fase de crescimento e tração que já possuam produto ou serviço validado, modelo de negócio escalável e potencial para atender demandas reais do mercado. Podem participar empresas de segmentos como saúde, educação, tecnologia da informação, logística, agropecuária, indústria, sustentabilidade, energia, telecomunicações, construção civil, comércio e serviços, entre outros.

O encerramento do Acelera será realizado durante a terceira edição do Divinópolis Summit, que sediará o Demoday das startups participantes. A expectativa é reunir mais de 700 pessoas, entre empreendedores, investidores, empresários e representantes do ecossistema de inovação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 10 de junho e 10 de julho de 2026. O resultado preliminar será divulgado em 14 de julho, enquanto o resultado final está previsto para 17 de julho. Já o início das atividades acontecerá em 21 de julho.

Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo pelo e-mail [email protected], pelo WhatsApp (37) 99196-0033 ou presencialmente no Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis, Sala 210, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.