Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Prefeitura explica os critérios para a aplicação do “carro fumacê” para o combate a dengue

Prefeitura explica os critérios para a aplicação do “carro fumacê” para o combate a dengue

Image

Com o aumento no número de casos de dengue em Divinópolis, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), esclarece à população os critérios necessários para a utilização da Nebulização Espacial a Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecida como “carro fumacê”. Esse serviço é realizado de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, sendo utilizado exclusivamente para o bloqueio da transmissão e o controle de surtos ou epidemias de arboviroses. O uso indiscriminado da nebulização pode causar danos à saúde pública e ao ecossistema, razão pela qual deve ser feito com cautela.

Para a utilização do fumacê, os critérios incluem municípios com registros de óbitos suspeitos por dengue ou outras arboviroses, além do aumento de casos suspeitos nas últimas quatro Semanas Epidemiológicas, com incidência superior a 300/100.000 habitantes. 

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, Divinópolis registrou 174 casos notificados de dengue, resultando em uma incidência de 75,29 casos a cada 100.000 habitantes, portanto não há critério para utilização de Fumacê . Esse índice coloca o município na primeira fase do Plano Municipal de Contingência para Arboviroses Urbanas. Quando a incidência ultrapassar 100/100.000 habitantes, será avaliada a necessidade de utilização do “fumacê” nos bairros com maior número de casos.

Entretanto, a Diretora de Vigilância em Saúde, Erika Camargos, destaca que 79% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências, em recipientes que acumulam água para uso doméstico. Por isso, ele reforça a importância das ações preventivas por parte dos moradores, como evitar plantas aquáticas, manter caixas d’água fechadas, limpar calhas, não acumular entulhos e sucatas, fechar bem os sacos de lixo e armazenar pneus em locais cobertos.

Além do trabalho individual de cada morador, diversas ações estão sendo realizadas pela Vigilância em Saúde Ambiental, com o apoio dos agentes de combate às endemias. Eles realizam vistorias domiciliares, eliminam criadouros do Aedes aegypti, aplicam larvicida biológico, promovem atividades educativas, realizam mutirões de limpeza nos finais de semana, e fazem a limpeza de imóveis com grande quantidade de reservatórios de água. Em casos graves e de óbitos em investigação, é aplicada a nebulização com “fumacê costal” em um raio de nove quarteirões.

Vale destacar que o uso do “fumacê” é apenas um complemento às ações de controle. O produto não possui efeito residual, ou seja, atinge apenas os mosquitos que entrarem em contato direto com ele durante a aplicação, (aqueles que estão voando) não sendo eficaz na eliminação dos focos de proliferação (vasos de plantas, bebedouros de animais, calhas entupidas).

A Prefeitura de Divinópolis está realizando todos os esforços necessários para conter o avanço da dengue na cidade. No entanto, a colaboração de cada morador é essencial para o sucesso do controle da doença. Continuamos monitorando a situação e, caso necessário, temos todos os insumos necessários para utilizarmos o “fumacê” para minimizar os impactos da epidemia . A união entre as ações públicas e o comprometimento de cada cidadão são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar de todos.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x