fbpx
Pular para o conteúdo

População de rua é novamente destaque em reunião da Acasp

Image

Representantes de associação de moradores do centro e do bairro Porto Velho apresentaram em reunião da Acasp desta quarta-feira (24) novas queixas sobre o aumento do número de pessoas em situação de rua em Divinópolis. Além dos casos de importunação e higiene, foram relatados casos de menores entre moradores de rua, e a denúncia será encaminhada ao Conselho Tutelar.

O presidente Breno Clementino destacou a importância da divulgação de campanha de conscientização à população sobre como ajudar: “Temos diversas instituições em Divinópolis que estão preparadas para dar o devido auxílio a essas pessoas, para que tenham mais dignidade e segurança, mas é preciso que a população direcione sua ajuda para essas entidades. A esmola, a distribuição de alimentos e cobertores na rua reforçam a conveniência para que essas pessoas continuem como estão”, argumentou Clementino.

Representantes da Polícia Civil e Militar reiteraram as limitações à atuação policial nesses casos, que fica restrita aos casos em que há suspeita de conduta criminosa, seja por tráfico de drogas, extorsão, atentado ao pudor etc. A simples mendicância ou permanência dessas pessoas nas ruas não dá margem a intervenção da polícia.

A Acasp vai desenvolver uma campanha reforçando os serviços de assistência social do município, com o objetivo de conscientizar a população sobre formas de ajuda efetiva para as pessoas em situação de rua, seja para que encontrem abrigo na cidade ou possam retornar à sua cidade natal.