
O Portal MPA traz a história de Jovelino Rabelo, mais um homenageado da série de reportagens especiais sobre as personalidades de que dão nomes a locais importantes de Divinópolis, que completará 112 anos no próximo sábado, 1° de junho.
Jovelino da Costa Rabelo nasceu em 29 de julho de 1887, em Japão de Oliveira, que hoje é Carmópolis. Ele é filho de Luís Rabelo e Alexandrina Figueiredo Rabelo. Jovelino deixou a casa dos pais com 17 anos em busca de um novo futuro. Em 1910 quando morava em Mateus Leme abriu uma padaria. Com todo o o equipamento e estrutura pronta faltou dinheiro para adquirir farinha. Então, os amigos ajudaram e os pães começaram a sair para os funcionários da EFOM. Depois, passou a fornecer dormentes para a Estrada de Ferro, o que lhe rendeu ainda mais. Vendeu a padaria e se mudou para Azurita, abrindo uma serraria que acabou não indo para frente. Depois de morar em Crucilândia onde foi comerciante veio para Divinópolis no ano de 1915. E aqui se estabeleceu de vez.
Ele conheceu Dolores Aguiar, na época com apenas 14 anos, e se casaram em 1916. Dolores foi mãe de seus cinco filhos. Ele adquiriu a serraria de Castro Papa & Cia, próximo a Avenida Ipiranga (Getúlio Vargas). Além disso, em 1920, ele montou a primeira fundição do Oeste de Minas e uma oficina mecânica. Naquela época, encorajado por alguns amigos, entrou para a política elegendo-se vereador. No cargo conseguiu com o próprio Presidente da República o Sr. Arthur Bernardes, um empréstimo para a Prefeitura no valor de 80 contos de réis para abastecer a cidade de água encanada. Foi ele também quem convenceu o Pe. José Alexandre, vigário em Cajuru, a cessão da cachoeira do Rio Pará, onde foi erguida a Usina do Cinico, para abastecer tanto Divinópolis quanto Cajuru de energia elétrica.
Em 1938, junto com Frank Jorge L Davis, inauguraram a Cia
Siderúrgica Mineira, a primeira do ramo no Centro-Oeste do estado.
Outros empreendimentos que o batizaram de “Capitão da Indústria”,
foram a Cia de Melhoramentos em Santo Antônio dos Campos (Ermida),
a Rádio Cultura de Divinópolis. Em 1954, com colaboração de Puntel
Sobrinho, criou a Cia de Laminação e Cimento Portland Pains,
que alcançou em apenas um mês o levantamento de cem milhões de
cruzeiros com cerca de 3.500 acionistas. Esta Cia se
dividiria anos depois tornando-se a Siderúrgica Pains S.A.
Na vida pública ocupou diversos cargos como Delegado de Polícia, Coronel da Guarda Nacional, Vereador, Presidente da Câmara e Prefeito de Divinópolis entre 1947 e 1950. Em 01/06/1948 o Prefeito Jovelino Rabelo acompanhado dos deputados estaduais Benedito Valadares e Israel Pinheiro e o Brigadeiro Cabral inauguraram o Viaduto do Porto Velho. Nesta data foi também inaugurado o aeroporto da cidade.
Jovelino Rabelo faleceu aos 82 anos em 7 de junho de 1969 e foi
sepultado no Cemitério da Paz no centro de Divinópolis.



















