fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Personalidades de Divinópolis: Quem foi Coronel João Notini?

Personalidades de Divinópolis: Quem foi Coronel João Notini?

Personalidades de Divinópolis: Quem foi Coronel João Notini?
Foto: AcervoEmRedes. Colorizada por https://colorindoahistoriadedivinopolis.wordpress.com/

O Portal MPA continua a série sobre as personalidades que fizeram história em Divinópolis, que completará 112 anos no próximo sábado. O homenageado desta quinta-feira (30) é um dos políticos que marcaram presença nos primeiros anos da história do município já emancipado: Coronel João Notini.

Nascido em 8 de agosto de 1888 na Vila da Mata de Nossa Senhora do Carmo (hoje Carmo da Mata), João Notini é filho de imigrantes italianos que montaram comércio na então localidade natal.

Assim como seus pais, João se dedicou ao comércio na juventude e abriu a firma “Michelini, Notini & Cia” junto com irmãos e amigos. Se mudou para Divinópolis em meados de 1915 onde teve boa participação na economia.

Coronel João Notini na política

Quatro anos depois, Cel. João Notini foi eleito vereador e vice-presidente da Câmara. Três anos depois, com o assassinato de Isauro Ferreira, ele assumiu a presidência do Legislativo (que na época também equivalia ao cargo de prefeito). Permaneceu no cargo até 1925, quando renunciou.

Durante o mandato, João Notini foi marcado pela anexação do Distrito de Santo Antônio dos Campos (Ermida), o prédio da Câmara Municipal, além da desativação do Cemitério do Rosário (atual Praça do Mercado) e a transferência para o Cemitério da Paz, na rua Minas Gerais.

Coronel João Notini faleceu aos 54 anos em 8 de agosto de 1942. Ele foi casado com Odete Notini e teve um filho adotivo, o artista Petrônio Bax, que nasceu sobrinho de Odete.

Homenagens em Divinópolis

Atualmente, há uma via em sua homenagem no Centro da cidade, nomeada pouco depois da morte do ex-comerciante e político.

A rua Coronel João Notini é uma importante via de ligação na região central e oeste, passando pelos bairros Sidil, LP Pereira e Rancho Alegre, onde termina.

Acompanhe as notícias de Divinópolis e região em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.

Personalidades de Divinópolis: Quem foi Coronel João Notini?
Foto: AcervoEmRedes. Colorizada por https://colorindoahistoriadedivinopolis.wordpress.com/
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x