fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Paciente aguarda cirurgia urgente há mais de 10 dias em UPA de Divinópolis

Paciente aguarda cirurgia urgente há mais de 10 dias em UPA de Divinópolis

Image

Fernando Ribeiro dos Santos, 47 anos, encontra-se internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Divinópolis desde o dia 27 de julho, aguardando uma cirurgia urgente para tratar uma fratura no fêmur. A situação do paciente é crítica e tem se agravado com o passar dos dias.

Nos primeiros quatro dias de internação, ele apresentou episódios de convulsão, o que levou à sua transferência para o Pronto Socorro 2. Atualmente, o paciente enfrenta dores intensas que comprometem sua orientação e capacidade de realizar tarefas básicas.

Familiares relatam que Santos “não consegue fazer as mínimas coisas” e alertam para a necessidade urgente da cirurgia. A demora no procedimento tem causado preocupação e temem pela piora.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura, responsável pela UPA de Divinópolis, o paciente se encontra na UPA, cadastrado no sistema SUSFacil e aguardando vaga devido ao caso cirúrgico. Segundo a prefeitura a UPA recebe faz os primeiros atendimentos e regula o paciente para a regulação do estado que verifica onde tem vaga para o paciente ser internado e realizar o procedimento que precisa. Mas no caso específico ainda não tem o motivo de tamanha demora para o procedimento.

Continuamos acompanhando o caso e trará atualizações assim que novas informações forem disponibilizadas.

Posicionamento Cis-Urg

Na tarde desta quarta-feira, dia 07 de agosto, a diretoria da Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto Cordeiro Martins, a UPA de Divinópolis, recebeu um vídeo que a acompanhante (filha) de um paciente que está na Unidade com uma fratura de fêmur, reclama da demora na realização da cirurgia do seu pai.

Acolhida pela diretoria, a jovem conheceu como funciona o fluxo das cirurgias, e que a do tipo que o pai dela necessita, a liberação da vaga é feita através da Central de Regulação do SUS Fácil. “A transparência sempre foi um dos princípios fundamentais do trabalho do CIS-URG Oeste. O atendimento humanizado faz parte desta nova gestão da UPA e estamos à disposição da população para esclarecermos dúvidas. Em todas as situações que o paciente necessita de intervenção cirúrgica, a responsabilidade de liberar a vaga hospitalar é da Secretaria de Estado de Saúde, cabendo a UPA fazer o cadastro e cuidar do paciente enquanto estiver em suas dependências. Sobre o vídeo compartilhado, em conversa conosco, a acompanhante afirmou que não estava reclamando do atendimento recebido pela UPA, mas sim da demora na liberação da vaga para seu pai.”, explica o secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Marcio Zanardi.

Família clama por cirurgia para paciente com fratura há mais de uma semana
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x