fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Notícia de terremoto no Bairro Icaraí; veja a diferença entre terremoto e abalo sísmico

Notícia de terremoto no Bairro Icaraí; veja a diferença entre terremoto e abalo sísmico

Image
últimos terremotos no Brasil

De acordo com o centro de Sismologia da USP, que monitoram terremotos no Brasil, o único tremor de terra que aconteceu hoje dia 10/01/2022 foi em São Vicente de Minas-MG , com magnitude de 2,9 na escala richter, no horário de 20:13:36 horário de Brasilia. A distância em linha reta entre São Vicente de Minas e Divinópolis (ambas no Minas Gerais) é 175.93 km. 

Portanto não foi registrado nenhum terremoto em Divinópolis,porém houve um abalo sísmico segundo a Rede Sismográfica Brasileira.

Veja a diferença entre terremoto e abalo sísmico

Os terremotos são tremores que se manifestam na crosta terrestre, a mais externa das camadas da Terra. Sob o ponto de vista técnico, os terremotos são uma liberação de energia acumulada abaixo dos solos, liberação essa que provoca uma acomodação dos blocos rochosos, dando origem aos tremores.


Em termos de intensidade, os terremotos são medidos em um índice chamado de Escala Richter, que vai de 1, para os mais fracos, a 10, para os mais fortes. No entanto, nunca houve registros de um terremoto que conseguisse alcançar o índice máximo. Já os abalos sísmicos são reações superficiais sem abalo da terra.


Essa definição de abalo sísmico é usada justamente por causa da baixa intensidade. Mas, a origem e a natureza são exatamente as mesmas, diferindo apenas a extensão da área de ruptura. Os sismos são rasos e só podem atingir 40 km de profundidade, em Divinópolis ele foi de 0 km e de magnitude baixa e moderada. 

Hora de Origem Long. Lat. Prof. M Mag. Região
2022-01-10 23:13:36 UTC  -44.83 -20.13   0.0 M  2.9 mR  Sao Vicente de Minas/MG

BRT (Horário Padrão De Brasília) é um dos nomes conhecidos do fuso horário UTC-3, que é 3h. atrás do UTC (Tempo Universal Coordenado).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE DO SETOR DE SISMOLOGIA DA USP

últimos terremotos no Brasil

http://moho.iag.usp.br/eq/latest#brasil 

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/cidade/de-explosao-de-torre-a-queda-de-meteoro-saiba-quais-sao-as-teorias-ventiladas-nas-redes-sociais-sobre-o-tremor-em-divinopolis/

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/divinopolis/urgente-rede-sismografica-brasileira-relata-que-divinopolis-teve-abalo-sismico-de-magnitude-29-na-escala-richter-na-segunda-10/