fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Moradora de Divinópolis que sofre de aneurisma cerebral espera há mais de 1 ano por cirurgia

Moradora de Divinópolis que sofre de aneurisma cerebral espera há mais de 1 ano por cirurgia

Moradora de Divinópolis que sofre de aneurisma cerebral não consegue fazer a cirurgia
Moradora de Divinópolis que sofre de aneurisma cerebral não consegue fazer a cirurgia

Moradora de Divinópolis que sofre de aneurisma cerebral não consegue fazer a cirurgia
Moradora de Divinópolis que sofre de aneurisma cerebral espera há mais de 1 ano por cirurgia

Cleuza Aparecida dos Santos Tomaz, de 60 anos é moradora do bairro Serra Verde, em Divinópolis e foi constatada que está com aneurisma e precisa de cirurgia urgente. A sobrinha de Cleuza, Andreza Silva, procurou a reportagem do Sistema MPA de Comunicação, e durante entrevista, relatou que Cleuza começou sentir muitas dores de cabeça, e em fevereiro de 2021, ela fez exames e constatou a aneurisma.

Ainda segundo Andreza, já tem mais de 1 ano que Cleuza está tentando fazer a cirurgia e não consegue. A família teme que o pior possa acontecer. “A Cleuza fez os exames após sentir fortes dores de cabeça. Depois de ser constada aneurisma do lado direito e esquerdo da cabeça, o médico pediu para que ela entrasse na Justiça para conseguir fazer a cirurgia com acesso a virilha, porque para ela fazer a cirurgia na cabeça, o médico afirmou que é arriscado porque ela pode ter sequela ou pode vim a óbito. Ela entrou na Justiça tem 5 meses e ainda não conseguiu fazer a cirurgia. Em Divinópolis, a cirurgia foi negada, a minha tia foi encaminhada para Belo Horizonte, e em BH não foi aceito o pedido de cirurgia, ou seja, não conseguimos resposta nem de Divinópolis, nem de BH e nem do Estado. A família fica sentida, porque o caso dela é grave e ela não consegue fazer a cirurgia, ela sente dormência nos braços, sente as vistas embaçada, dentre outros sintomas. E se ela morrer?”, questionou Andreza Silva. Acompanhe entrevista com Andreza e entenda o caso:

Posicionamento da Prefeitura:

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Prefeitura e esta, informou que “a paciente já foi encaminhada para o TFD de Belo Horizonte para regulação e cadastramento da mesma. Ela está sob um número de cadastro. A partir do momento que acontece o cadastro na Central de Internação em Belo Horizonte, o gerenciamento da vaga de cirurgia passa a ser desta central, não tendo como a Regulação de Divinópolis interferir nas decisões da Central”.

Sobre aneurisma:

Aneurisma é a dilatação anormal de uma artéria. Um aneurisma pode se romper e causar uma hemorragia ou permanecer sem estourar durante toda a vida. Os aneurismas podem ocorrer em qualquer artéria do corpo, como as do cérebro, do coração, do rim ou do abdômen.

Acompanhe a reportagem completa no Jornal Candidés, hoje, às 19h, no canal 13.