O Hospital São João de Deus, hoje chamado de Complexo de Saúde São João de deus (CSSJD) faz parte da história de Divinópolis desde a sua fundação, assim como está presente na vida de milhares de pessoas que nasceram ou vieram à cidade por causa da instituição. Muitos profissionais dedicaram suas vidas ao hospital, deixando um legado de cuidado, amor e compromisso com a saúde.
Entre esses nomes de destaque está o da Dra. Ione Gomes Lemos Mattar. Natural de Corinto-MG e concluiu sua residência em 1983 no Hospital João Paulo II, em Belo Horizonte. Chegou ao Hospital São João de Deus em 1985, onde dedicou sua carreira à pediatria por 39 anos. Seu legado inclui o filho, Dr. Eduardo Gomes Mattar, nefrologista do CSSJD, e o esposo, Dr. Alfredo Mattar, cirurgião geral. Dra. Ione deixou uma marca de competência, ética e humanidade.
A trajetória do Hospital São João de Deus é marcada por importantes momentos:
1961: Os irmãos Ir. Diamantino e Ir. José Joaquim Fernandes visitam Divinópolis e encontram pela primeira vez o benemérito Sr. Geraldo Corrêa.
1962: Em 11 de outubro, é comprada uma área de 45 mil m² e fundada a Fundação Geraldo Corrêa.
1963: Início das obras de construção do Hospital São João de Deus.
1966: Início do funcionamento da Escola de Enfermagem São João de Deus.
1968: Em 1º de junho, o Hospital São João de Deus é oficialmente inaugurado.
Desde então, a instituição tem sido um pilar da saúde em Divinópolis e região, formando profissionais, cuidando de gerações e contribuindo de maneira inestimável para o bem-estar da população.