Na última quinta-feira (18/01), o Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral recebeu o Geiv da Força Aérea Brasileira (FAB) para a homologação do equipamento Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (Papi, derivado de Precision Approach Path Indicator). O resultado é que são necessárias algumas melhorias.
De acordo com o relatório emitido pela equipe do Geiv, tanto o equipamento quanto a instalação foram aprovados, havendo a indicação de observações, as quais devem ser executadas para a homologação definitiva.
O Papi foi aferido e demonstrou a precisão necessária, entretanto, foi solicitado pela equipe do Geiv que seja realizada melhoria na área de instalação do Papi, aumentando o contraste na visualização da cor vermelha que o equipamento emite. O atendimento à solicitação será feito com o aumento do plantio de grama no entorno do Papi, ocasionando na melhoria do contraste entre os feixes de luzes das lâmpadas e o solo.
O equipamento Papi e sua instalação foram devidamente aceitos pela equipe do Geiv, conforme o relatório e a equipe responsável firma o compromisso de seguir para a finalização da homologação com o plantio de grama, visando aumentar a segurança nas operações de pousos.
Por fim, o relatório cita a presença de uma antena de telefonia próxima à rampa de pouso. Este é um procedimento de referência para o planeio do voo realizada pelo GEIV, não é contraponto para a homologação do equipamento e nem torna a antena um obstáculo para as operações.
A Semdes reforça que esta etapa do processo se trata de um procedimento convencional nos aeroportos, que adiciona observações que devem ser seguidas para que o aeroporto atenda às normas de segurança para funcionamento, e não significa situação de indeferimento definitivo.