fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Encontro de Academias de Letras do interior criará Associação

Encontro de Academias de Letras do interior criará Associação

Image

O segmento da literatura mineira estará reunido em Divinópolis no próximo sábado, dia 30 de julho, através de um encontro que reunirá diversas Academias de Letras de Minas Gerais com o objetivo de criação de uma associação que congregue as entidades literárias.

O evento será realizado no Plenário da Câmara Municipal de Divinópolis, de 08h às 16h00, e, a Academia Divinopolitana de Letras, que será a anfitriã do segundo encontro presencial este ano das academias de letras do interior de Minas Gerais, tem a confirmação da presença de 17 Academias de Letras com a expectativa que, pelo menos, 20 entidades estejam participando deste movimento de união das instituições de cunho literário e linguístico. “Este será um dia histórico para o movimento literário mineiro e um exemplo para o Brasil já que esta deva ser a primeira Associação a reunir em uma só entidade diversas Academias de Letras com o objetivo de realizarem ações, eventos, festivais de literatura, troca de experiências e informações que possam nos ajudar a divulgar as obras e os escritores que comporão esta entidade”, justificou o escritor romancista Flávio Ramos da Academia Divinopolitana de Letras. Estão confirmadas as presenças das Academias de Letras de: Divinópolis, Araxá, Itaúna, Cordisburgo, Santo Antônio do Monte, Bom Despacho, Ituiutaba, Ibiá, Pará de Minas, Araguari, Pitangui (em formação), Matozinhos, Lagoa da Prata, Arcos, Uberaba, São João del-Rei e Piumhi. No entanto, o grupo de participantes do movimento já reúne a participação de 30 academias de letras do interior de Minas Gerais, revelou Ramos.

No dia 30 de julho será elaborada e assinada a Ata de Fundação da entidade associativa. Também será escolhido o nome e as regras elementares para a elaboração do primeiro estatuto. Ao final do encontro, será eleita a primeira diretoria que conduzirá a organização e formalização da instituição que nasce com a participação de mais de mil escritores dos mais diversos gêneros visto que cada academia possui 40 cadeiras. “O movimento de união das academias surgiu quando sugeri, numa live realizada pela Academia de Araxá durante a pandemia, a mobilização das Academias de Letras do interior de Minas Gerais para participarem de um mesmo grupo que possa nos fortalecer com a troca de experiências e, até mesmo, realizando eventos em conjunto. Formamos um grupo de whatssap que hoje chegou a 30 entidades participantes e, agora, evoluímos a ideia para a criação de uma entidade. Vamos dar um passo de cada vez, com segurança, com a participação de todos e levando em conta um processo participativo sempre transparente e democrático que reflita a vontade, a necessidade e o pensamento dos escritores do interior de Minas Gerais”, explicou Flávio Ramos.

O presidente da Academia Araxaense de Letras, Luís França, destacou que o movimento conta também com o apoio da Academia de Letras de Minas Gerais que vê bons olhos a iniciativa de reunião das entidades representativas que expressam o pensamento da cultura e literatura das cidades de todo estado.