fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Divinópolis participará de pesquisa sobre sequelas da Covid-19

Divinópolis participará de pesquisa sobre sequelas da Covid-19

Image

13 cidades mineiras participaração de uma pesquisa do Ministerio da Saúde para avaliar as sequelas da Covid-19 na população. Divinópolis está na lista para participar do projeto. Até o fim de março, equipes treinadas farão visitas nas casas para ouvir moradores sobre vacinação, histórico de infecção pelo coronavírus, sintomas de longa duração e os efeitos da doença sobre o cotidiano.

Essa é mais uma fase do estudo, chamado Epicovid 2.0, que já teve etapas em 2020 e 2021. A pesquisa usará informações de 250 pessoas de cada um dos municípios que já fizeram parte das quatro rodadas anteriores do trabalho científico e todos os participantes serão selecionados de forma aleatória, por sorteio.

Em Minas Gerais, serão ouvidas 3.250 pessoas. As 13 cidades escolhidas são:

  1. Belo Horizonte
  2. Montes Claros
  3. Teófilo Otoni
  4. Governador Valadares
  5. Ipatinga
  6. Juiz de Fora
  7. Barbacena
  8. Varginha
  9. Pouso Alegre
  10. Uberaba
  11. Uberlândia
  12. Patos de Minas
  13. Divinópolis

O estudo é coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e encomendado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ao todo, 133 municípios estão envolvidos, em diversos estados.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é levantar dados para subsidiar a criação de políticas públicas direcionadas ao tratamento das condições pós-Covid (a Covid longa), que são as sequelas da doença.

Como funciona?

Todas as entrevistas serão realizadas pela empresa LGA Assessoria Empresarial, contratada pelo MS. Os profissionais que farão o contato direto com os moradores para a coleta dos dados receberam treinamento e usarão crachás da empresa e coletes brancos com as marcas da UFPel, da Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS) e da LGA.

Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com as prefeituras. A empresa LGA também pode ser acionada através dos telefones (31) 3335-1777 e (31) 99351-2430.