fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Diretor de Desenvolvimento Sustentável comenta inclusão de ‘Represa do 48’ em nova concessão de água

Diretor de Desenvolvimento Sustentável comenta inclusão de ‘Represa do 48’ em nova concessão de água

José Elísio fala de projeto de instalação de reservatório em rol de melhoria de abastecimento de água
José Elísio fala de projeto de instalação de reservatório em rol de melhoria de abastecimento de água

O Diretor da Agência de Desenvolvimento Sustentável, José Elísio, e o Presidente do Grupo Educação, Ética e Cidadania (Geec), Jomar, participaram do Programa Bom Dia Divinópolis nesta sexta-feira (01), abordando a mobilização para incluir o Projeto ‘Represa do 48’ na nova concessão de água e esgotos da cidade.

A proposta envolve a expectativa de que a empresa vencedora da licitação se comprometa com a execução desse projeto, considerado fundamental para a estrutura da cidade. Durante a entrevista, José Elísio enfatizou a importância da água, destacando-a como o recurso mais nobre do mundo.

A iniciativa remonta à gestão do ex-prefeito de Divinópolis, Walchir, que, na época, expressou o desejo de criar uma represa no quilômetro 48, região próxima ao Divinópolis Clube e acessível aos bairros Belvedere e Bela Vista. “Nós estamos reivindicando o seguinte: o ex prefeito de Divinópolis Walchir, que foi gestor na época, tinha a vontade de fazer uma represa no quilômetro 48, que é o local atrás do Divinópolis Clube, que dá acesso aos bairros Belvedere e Bela Vista, onde ele faria um reservatório de água, inclusive para consumo da cidade. Na época, a capitação era no viaduto do Porto Velho. Ele até fez uma represa. O que se pensava na época era armazenar a água, controlar o fluxo do rio, perenizar o rio, ter controle das águas; e o entorno se tornaria Parque Florestal Ecológico. Por uma razão não constatada, a represa arrebentou e inundou a cidade na época. Isso criou-se um grande trauma. O Walchir ficou muito triste, mas essa ideia dele ainda se torna viva”, explicou.

José Elísio ressalta a importância de resgatar esse projeto, propondo sua inclusão como uma obrigação para a empresa vencedora da licitação. A ideia é garantir a construção de um reservatório permanente, assegurando assim que a cidade nunca enfrentará problemas de escassez de água. “Nós estamos propondo que esse projeto seja inserido com obrigatoriedade nas atribuições da empresa que vencer a licitação. Ela tem que garantir que vai ter reservatório permanente, e nós jamais teremos problemas de falta de água”, explicou.

Em relação ao edital de saneamento divulgado recentemente pela Prefeitura de Divinópolis, José Elísio destaca que a validade do mesmo depende da autorização da Câmara. Ele enfatiza que a proposta do Projeto ‘Represa do 48’ não apenas contribui para a geração de receitas, mas também representa uma economia significativa para a cidade. Atualmente, a Câmara Legislativa está analisando a autorização, e a expectativa é de que os vereadores considerem positivamente esse projeto. Acompanhe entrevista completa:

José Elísio fala de projeto de instalação de reservatório em rol de melhoria de abastecimento de água
José Elísio fala de projeto de instalação de reservatório em prol de melhoria de abastecimento de água

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x