fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Dados atuais mostram aumento nos casos de Sífilis em Divinópolis

Dados atuais mostram aumento nos casos de Sífilis em Divinópolis

sífilis
sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável

Os casos de sífilis em Divinópolis teve um salto se comparados os dados deste ano, com os do ano de 2022. No período de janeiro a agosto de 2023, houve 154 casos de sífilis adquirida, 31 casos de sífilis em gestantes, 10 casos de sífilis congênita.Já em todo o ano de 2022, de janeiro a dezembro foram 179 casos de sífilis adquirida, 49 casos de sífilis em gestantes, 23 casos de sífilis congênita.

Neste ano, dentre os parceiros, 12 fizeram o tratamento, 9 não realizaram e 10 não se manifestaram. Ano passado 15 fizeram o tratamento, 23 não realizaram e 11 não se manifestaram. Dos casos em gestantes, 21 realizaram o tratamento com belzilpenicilina benzatina 7.2, outras nove utilizaram belzilpenicilina benzatina 2.4, uma pessoa utilizou belzilpenicilina benzatina 4.8.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano. Pode apresentar várias manifestações clínicas e em diferentes estágios (primária, secundária, latente e terciária). 

A transmissão pode ocorrer por meio de relações sexuais sem preservativo com uma pessoa infectada, chamada de sífilis adquirida, ou pode ser transmitida para a criança durante a gestação e parto, podendo apresentar severas consequências, chamada de sífilis congênita. 

A benzilpenicilina benzatina é o medicamento para o tratamento da sífilis, sendo a única droga com eficácia documentada durante a gestação. O tratamento do parceiro juntamente com a gestante é crucial para o sucesso terapêutico, bem como para a prevenção da transmissão da sífilis para o bebê. 

Os dados são da Prefeitura de Divinópolis, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).