fbpx
Pular para o conteúdo

CSSJD e Corpo de Bombeiros realizam simulação de incêndio

Image

Simulado visa preparar Militares, brigadistas e colaboradores em situações de emergência

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD realizou um Simulado de Situações de Emergência e Eventos Adversos, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, nessa quarta-feira, 26 de julho. A situação de emergência simulada foi um incêndio nos setores administrativos, sendo realizada a evacuação de colaboradores, além da remoção de pacientes fictícios. 

Organizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, pela Brigada de emergência do hospital e o Corpo de Bombeiros, a ação teve como objetivo preparar os colaboradores para responder adequadamente em casos de emergência. Vale ressaltar que, durante a ação, o fluxo de atendimento aos pacientes não foi interrompido. 

Os brigadistas iniciaram a evacuação dos setores e instruíram os colaboradores a buscarem as saídas de emergência e manter a calma para evitar tumultos.  Logo em seguida, as unidades dos Bombeiros chegaram ao pátio da instituição, que foi interditado para o simulado. Os bombeiros entraram no prédio e iniciaram o trabalho de combate ao suposto fogo. 

Para garantir que todas as circunstâncias fossem simuladas, o SESMT selecionou dois colaboradores para serem resgatados em maca e cadeira de rodas, simulando a evacuação de pacientes. No total, 208 profissionais foram evacuados durante a ação. 

De acordo com o Tenente Rafael Tadeu, o tempo da realização do simulado foi positivo. “Desde o início da comunicação até nossas equipes chegaram ao local foram 7 minutos, iniciamos o combate ao incêndio com 10 minutos e a evacuação das vítimas foi finalizado com 14 minutos, após a comunicação da Polícia. Então foi tempo satisfatório”, diz.

A Engenheira de Segurança do Trabalho do CSSJD, Hula Rocha, explica que o simulado tem como objetivo principal preparar as equipes da instituição para estarem aptas a agir em uma situação de emergência, tanto para sair em segurança, quanto para retirar os pacientes de forma segura. “Neste treinamento, observamos os comportamentos da população, dos participantes e das pessoas que estão circulando pelo hospital, porque aqui não para. Então, analisamos a conduta, tempo e acessibilidade, pois possuímos colaboradores e pacientes com limitações de locomoção, para que, em um eventual acontecimento, todos saiam de forma segura, seguindo os protocolos que treinamos durante todo o ano”. 

O CSSJD seguirá com os treinamentos, e mais simulações serão aplicadas, garantindo com que todos os colaboradores possam adquirir experiência em como lidar em diversas situações emergenciais, destacando seu propósito de cuidar do maior valor: a vida humana.