fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Confira balanço de projetos sociais realizados pela Missão Maria de Nazaré

Confira balanço de projetos sociais realizados pela Missão Maria de Nazaré

Confir balanço de projetos sociais realizados pela Missão Maria de Nazaré
Confir balanço de projetos sociais realizados pela Missão Maria de Nazaré

A Missão Maria de Nazaré desempenha um papel crucial em Divinópolis-MG, focando especialmente nas crianças e idosos. Ao realizar um balanço das atividades sociais em 2023, Valdo Júnior, que atualmente faz parte da administração da instituição, comentou sobre a expansão do Lar dos Idosos, além do trabalho desenvolvido pela família acolhedora e serviço Convivência Estevão Belchelane.

Durante sua participação no Programa Bom Dia Divinópolis, veiculado na Minas FM 104,1 nesta quarta-feira (27), Valdo Júnior, informou que o Lar dos Idosos existe desde 1979, sendo uma instituição vinculada à Igreja Católica, pertencente à Diocese de Divinópolis. Ele explicou que, são duas unidades, sendo a Unidade Nossa Senhora Aparecida, próxima à Igreja Catedral, que atende aproximadamente 50 idosos. E em agosto, a Missão Maria de Nazaré assumiu a gestão da Vila Vicentina, localizada no bairro Niterói, atualmente abrigando mais de 100 idosos.

Valdo destacou a parceria com a Prefeitura, mas ressaltou que as despesas com água, luz, telefone e outras necessidades são custeadas por meio de doações. Ele enfatizou que a contribuição da comunidade, seja material, financeira ou em forma de doações de produtos de limpeza e roupas, é fundamental. Além disso, incentivou a participação voluntária na instituição.

No que diz respeito ao projeto Família Acolhedora, Valdo explicou que a missão tem o lema “cuidando da vida do início ao fim”, refletindo o comprometimento tanto com os idosos quanto com as crianças e adolescentes. Mencionou que, muitas vezes, crianças chegam até a instituição por meio do Conselho Tutelar e passam pelo serviço da família acolhedora.

“Divinópolis conta com duas equipes bem estabelecidas de famílias acolhedoras, capazes de receber até 30 crianças. As vezes são crianças que chegam para nós por meio do Conselho Tutelar. A criança ela passa pelo serviço da família acolhedora. Divinópolis está bem avançada, com duas equipes de famílias acolhedoras, podendo acolher até 30 crianças”, explicou.

Vale ressaltar que para tornar parte da família acolhedora, a pessoa entra em contato com o serviço e passa por processo de habilitação. A família será posteriormente, capacitada. Entretanto, não é adoção, porque é um acolhimento temporário. Os casos específicos que são recebidos pela família acolhedora são: maus-tratos, abandono, negligência, violência sexual, física e psicológica. Acompanhe a entrevista completa:

Confir balanço de projetos sociais realizados pela Missão Maria de Nazaré
Confir balanço de projetos sociais realizados pela Missão Maria de Nazaré