fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • CIS-URG Oeste e São João de Deus inovam e recebem 1ª residente em Medicina de Emergência

CIS-URG Oeste e São João de Deus inovam e recebem 1ª residente em Medicina de Emergência

CIS-URG Oeste e CSSJD inovam e recebem a primeira residente em Medicina de Emergência
Foto Assessoria Samu/CIS-URG Oeste e CSSJD inovam e recebem a primeira residente em Medicina de Emergência

CIS-URG Oeste e CSSJD inovam e recebem a primeira residente em Medicina de Emergência
Foto Assessoria Samu/CIS-URG Oeste e CSSJD inovam e recebem a primeira residente em Medicina de Emergência

Em cooperação conjunta, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) e o Complexo de Saúde São João de Deus, em Divinópolis, com credenciamento do Ministério da Saúde, iniciam o programa de residência médica na área de urgência e emergência.

Para José Márcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste, essa parceria será muito importante para a região. “Uma experiência ímpar para o Consórcio. A gente espera que dê tudo certo e, com isso, aos poucos, ter o aumento de médicos residentes na área. Uma especialização a ser utilizada não só no SAMU, mas nas portas de urgência e emergência de toda a região. Ficamos muito agradecidos a todos do Complexo de Saúde São João de Deus, os diretores, os médicos, que oportunizaram essa possibilidade de ampliação da formação dos médicos na área”, destaca.

“Duas vagas foram abertas e os interessados participaram de um processo seletivo para esta residência que terá duração de três anos. A primeira etapa, que chamamos de R1, será feita mais dentro do Complexo de Saúde São João de Deus, com participação na sala vermelha, centro cirúrgico, ginecologia/obstetrícia, sempre com o foco em medicina de emergência. A partir do R2 e no R3, entra o pré-hospitalar, onde os residentes tripulam as ambulâncias do SAMU, participam da regulação.”, conta o Dr. Marco Aurélio Lobão, diretor técnico do CIS-URG Oeste e Coordenador do Programa de Residência em Medicina de Emergência.

Dr. Júlio César Veloso, Supervisor da Residência conta que é uma especialidade ainda recente no Brasil. “Em nosso país são 10 cidades que oferecem essa especialização. Em Minas Gerais são só quatro locais e aqui será um deles. Em Minas Gerais temos só 30 médicos emergencistas, ou seja, com essa especialização em urgência e emergência os médicos terão uma formação ainda mais completa para atendimento tanto da emergência intra-hospitalar como extra-hospitalar. Uma grande oportunidade, não só de aprendizado, mas também de atuar no atendimento das emergências com uma outra visão.

A médica Laura Rabelo começará a residência já no mês de março e está muito animada. “Trabalhando, vamos vendo a área dentro da profissão escolhida que a gente mais se identifica, e isso aconteceu comigo na emergência. Estou muito animada para contribuir com o início da especialização, dedicarei para que seja algo cada vez melhor, que seja um curso bem proveitoso e propicie melhoria no setor de urgência e emergência da região.

Marco Antônio Expedito, diretor Clínico do SAMU conta que a novidade foi recebida com muito entusiasmo. “Nossa expectativa é bem grande para o início das atividades da residência. Será muito proveitoso para a nossa região. O SAMU vai ganhar muito com isso, teremos colegas novos e especializados junto de nós. Já o São João de Deus, enquanto Sala Vermelha e outros setores, quando tiver uma emergência, vai ganhar muito, se tornando um centro acadêmico para a medicina de emergência, que é uma área promissora. No que pudermos contribuir, estamos à disposição”, comemora.