fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Cia de dança de Viçosa faz apresentações gratuitas em Divinópolis

Cia de dança de Viçosa faz apresentações gratuitas em Divinópolis

Image
Cia de dança

Cia de dança

A Êxtase Cia de Dança, de Viçosa, está em circulação por Minas Gerais com o seu novo espetáculo LEVANTE e chega a Divinópolis para duas apresentações no Centro Técnico Pedagógico (Cetepe). A obra, de dança contemporânea, será apresentada no dia 5 de agosto às 10h e às 13h30. A abertura será feita por artistas locais do Studio Arte e Dança. Ao final, o público será convidado para uma roda de conversa sobre o trabalho e a trajetória da Cia e sobre o fazer artístico, especialmente no interior.

O espetáculo

A coreografia de Allan Keller traz diversas representações de batalhas vivenciadas pelo elenco da companhia e que são comuns à grande parte da sociedade. LEVANTE inspira-se nas lutas coletivas, nos anseios individuais e na importância de saber e defender o que cada um acredita. O espetáculo definido pelo coreógrafo como um ‘manifesto em arte’ aponta o poder do coletivo na luta por igualdade, justiça, liberdade e paz. E chama atenção para o importante papel que cada indivíduo tem nas lutas cotidianas e na trajetória de outras pessoas.

Erguer-se, rebelar-se, ocupar lugar, são significados de um levante. Na obra da cia viçosense, Alan destaca que o público será tocado de diversas formas, e as emoções norteiam o espetáculo. “Fizemos um trabalho muito bonito, com uma construção importante para todos os envolvidos. Queremos provocar reflexões intensas, mas de forma prazerosa e emocionante. Acredito que as obras têm que falar sobre a vida e o Êxtase me inspirou ainda mais a falar sobre o que é preciso”.

A diretora geral e artística Patrícia Lima destacou que o reencontro do Êxtase com o público está marcado por um trabalho que dialoga com o seu tempo. Tempo de conflitos, guerras, lutos, lutas, resistência, vida e relações que se ressignificaram com a pandemia.

Além da dança, LEVANTE conta com dramaturgia para auxiliar na construção do enredo. A atuação dos bailarinos foi estimulada pela presença da assistente coreográfica Erika Rosendo durante a preparação “LEVANTE é sobre nós e todos os bailarinos tomaram a obra para si”, pontou. Para Cleison Lana, ensaiador que divide a direção do trabalho com Patrícia Lima, a teatralidade foi um desafio aceito pelo elenco que tornou-se um ganho para a identidade do espetáculo e da cia, de maneira geral.

Cia de dança

LEVANTE tem trilha sonora original criada por Gabriel Canedo, também produtor musical do Grupo Giramundo, convidado pelo coreógrafo Alan Keller a conhecer e trabalhar com o Êxtase. O produtor disse que o universo rico e complexo da dança contemporânea tem alimentado nele o desejo de criar e com LEVANTE não foi diferente. Mesmo à distância, Gabriel fez pesquisas e conversas para compreender a obra e suas intenções e abstrações.

“Levante aparece como uma mistura de referências antigas, sampleando vozes gravadas há muito e traduzindo ritmos e melodias da minha memória afetiva para a contemporaneidade dos sons eletrônicos e das possibilidades que o mundo digital permite”.

Os figurinos de Marco Antônio Botelho também são exclusivos para o trabalho, e trazem uma característica importante para a mensagem de LEVANTE, as roupas não têm gênero e são marcadas pela fluidez dos corpos com cores que ajudam a dar o tom do espetáculo.

O espetáculo do Êxtase Cia de Dança é parte do Projeto do Instituto ASAS – Manutenção dos corpos artísticos, executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Metalsider; Amantino Supermercados e Haskell, apoio cultural da Folha da Mata e prefeitura de Paraopeba, realização do Instituto ASAS, Núcleo de Produções Culturais e Núcleo de Arte e Dança.

Cia de dança

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Direção geral e artística: Patrícia Lima e Cleison Lana

Coreografia: Alan Keller

Bailarinos: Cleison Lana, Lidiane Jacinto, Bianca Mabiny, Igor Xisto, Nara Luiza, João Victor Maffia, João Vitor Campos, Ronaldo Mansur, Luis Filipe Claudino Gomes, Bianca Caparelli, Anna Victória Martino.

Trilha original: Gabriel Canedo

Figurinos: Marco Antônio Botelho

Fotografia: Reyner Araújo

Assessoria de imprensa: Lílian Moura

Design Gráfico: Rita Márcia

Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais

Patrocínio: Metalsider, Haskell e Amantino Supermercados

Apoio:  Jornal Folha da Mata 

Promoção: Prefeitura de Divinópolis – Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal  de Cultura

Realização: Instituto ASAS, Núcleo de Produções Culturais, Núcleo de Arte e Dança.

 

SERVIÇO

Espetáculo: LEVANTE – Êxtase Cia de Dança

Local: Cetepe – Rua Bahia, 2174-2240, centro

Data:5 de agosto de 2022

Hora: 10h e 13h30