Algumas ruas da cidade sofrem com o grande número de carros das autoescolas, uma consequência da alta demanda pela carteira de habilitação. Para solucionar esse problema, um novo decreto de Divinópolis proíbe que as aulas aconteçam apenas nos locais dos exames.
A movimentação de veículos é grande e o fluxo é sempre maior nos locais onde são realizados os exames de direção. Um problema que prejudica tanto os moradores, como também os alunos.
Um decreto criado em 2013 é responsável por determinar todos os locais permitidos para as aulas práticas em Divinópolis. Porém, a concentração dos carros ficava limitada aos trajetos utilizados em provas.
A atualização do decreto proíbe a realização das aulas em dois trechos do bairro liberdade: no quarteirão da rua Nova Lima, onde são feitas as balisas, e em um quarteirão da rua Petrópolis, que faz parte do trajeto. Uma mudança que as autoescolas não esperavam.
Para dominar a direção de um veículo não basta somente a técnica, também é necessário saber lidar com situações inesperadas que podem acontecer no trânsito. Dessa forma, ficar limitado a treinar em um só lugar pode não oferecer uma experiência completa.
A autoescola que descumprir o decreto poderá sofrer penalidades previstas por lei no código de trânsito brasileiro, além de ficar sujeita a medidas administrativas dos órgãos competentes.