Na segunda-feira, dia 28/10, irá
acontecer o lançamento oficial do projeto “Arte nas Águas de
Minas”, em Divinópolis. Na ocasião, será realizado um evento de
abertura, às 16h, no Reservatório da Copasa. A população poderá
acompanhar o trabalho dos artistas em ateliê aberto. O primeiro
edital, voltado para residentes em Divinópolis e região, selecionou
os artistas Mika Ribeiro e William Pinguim. Ambos dividirão espaço
com a renomada dupla goiana Bicicleta Sem Freio, formada pelos
artistas Douglas de Castro e Renato Reno. Desde 2005, os artistas
já deixaram seus traços vibrantes pelos quatro cantos do mundo, com
murais em países como Índia, Estados Unidos, Espanha, Israel, além
de várias cidades brasileiras.O projeto é apresentado pelo
Ministério da Cultura, Copasa e APPA – Cultura & Patrimônio, e
viabilizado pelo Governo Federal, por meio da Lei Federal de
Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
Dentro da programação do “Arte nas Águas de Minas” em Divinópolis,
ainda será realizada uma oficina de artes para jovens, no dia 4/11,
das 8h às 12h, com 30 alunos do 8º ano ao 3º ano do Ensino Médio,
da Escola Estadual Lauro Epifânio. O encerramento da etapa e
lançamento da Galeria aberta “Arte nas Águas de Minas” será
realizado no dia 06 de novembro, às 16h, no Reservatório da Copasa
(Rua Doutor Francisco Salomé, 708, no bairro Interlagos). Para a
coordenadora de projetos da Appa, Ludmilla Ramalho, a arte urbana
se destaca como uma das linguagens contemporâneas que mais cresce
no mercado. ”Além do impacto visual que grandes murais têm nas
cidades, essa forma de expressão oferece um acesso ampliado, pois
suas obras estão ao ar livre, disponíveis para toda a comunidade
apreciar.
O projeto Arte nas Águas de Minas
será lançado em Divinópolis, trazendo mais de 250 metros quadrados
de pinturas que refletem sobre a importância de cuidarmos da nossa
água, um tema de vital relevância nos
dias de hoje.”, ressaltou. Ao todo, o projeto “Arte nas Águas de
Minas” promove a produção de 18 obras de
arte urbana em reservatórios da Copasa de seis cidades do interior
do Estado: Divinópolis, Contagem, Araxá, Pouso Alegre, Montes
Claros e Coronel Fabriciano. Baseados em sua maioria na estética do
muralismo e do graffiti, os trabalhos terão a água como norte
temático e serão assinados por seis artistas convidados de renome
nacional e internacional, selecionados previamente pela curadoria
do projeto, e por
12 artistas locais, sendo dois por cidade, escolhidos por editais
publicados ao longo do percurso, entre outubro deste ano e março de
2025.
A arte e a educação são pilares fundamentais na formação de uma
sociedade inclusiva, promovendo não apenas o desenvolvimento
pessoal, mas também a compreensão mútua e o respeito às
diversidades. No entanto, o acesso a esses campos ainda é restrito
para muitas pessoas com deficiência, devido à falta de
acessibilidade física, sensorial e comunicacional em espaços e
eventos culturais e educacionais. Compreendendo a relevância de
superar esses desafios, é importante que a execução de projetos
seja pensada e elaborada considerando o envolvimento de
profissionais capazes de articular, juntamente com o público de
pessoas com deficiência, quais são as dinâmicas e recursos de
acessibilidade que, de fato,
funcionam nas ações desenvolvidas.
















