Pular para o conteúdo

‘Arte nas Águas de Minas’ começa em Divinópolis nesta segunda (28)

Image

Na segunda-feira, dia 28/10, irá acontecer o lançamento oficial do projeto “Arte nas Águas de Minas”, em Divinópolis. Na ocasião, será realizado um evento de abertura, às 16h, no Reservatório da Copasa. A população poderá acompanhar o trabalho dos artistas em ateliê aberto. O primeiro edital, voltado para residentes em Divinópolis e região, selecionou os artistas Mika Ribeiro e William Pinguim. Ambos dividirão espaço com a renomada dupla goiana Bicicleta Sem Freio, formada pelos artistas Douglas de Castro e Renato Reno. Desde 2005, os artistas já deixaram seus traços vibrantes pelos quatro cantos do mundo, com murais em países como Índia, Estados Unidos, Espanha, Israel, além de várias cidades brasileiras.O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Copasa e APPA – Cultura & Patrimônio, e viabilizado pelo Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet

Dentro da programação do “Arte nas Águas de Minas” em Divinópolis, ainda será realizada uma oficina de artes para jovens, no dia 4/11, das 8h às 12h, com 30 alunos do 8º ano ao 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Lauro Epifânio. O encerramento da etapa e lançamento da Galeria aberta “Arte nas Águas de Minas” será realizado no dia 06 de novembro, às 16h, no Reservatório da Copasa (Rua Doutor Francisco Salomé, 708, no bairro Interlagos). Para a coordenadora de projetos da Appa, Ludmilla Ramalho, a arte urbana se destaca como uma das linguagens contemporâneas que mais cresce no mercado. ”Além do impacto visual que grandes murais têm nas cidades, essa forma de expressão oferece um acesso ampliado, pois suas obras estão ao ar livre, disponíveis para toda a comunidade apreciar.

O projeto Arte nas Águas de Minas será lançado em Divinópolis, trazendo mais de 250 metros quadrados de pinturas que refletem sobre a importância de cuidarmos da nossa água, um tema de vital relevância nos
dias de hoje.”, ressaltou. Ao todo, o projeto “Arte nas Águas de Minas” promove a produção de 18 obras de
arte urbana em reservatórios da Copasa de seis cidades do interior do Estado: Divinópolis, Contagem, Araxá, Pouso Alegre, Montes Claros e Coronel Fabriciano. Baseados em sua maioria na estética do muralismo e do graffiti, os trabalhos terão a água como norte temático e serão assinados por seis artistas convidados de renome nacional e internacional, selecionados previamente pela curadoria do projeto, e por
12 artistas locais, sendo dois por cidade, escolhidos por editais publicados ao longo do percurso, entre outubro deste ano e março de 2025.


A arte e a educação são pilares fundamentais na formação de uma sociedade inclusiva, promovendo não apenas o desenvolvimento pessoal, mas também a compreensão mútua e o respeito às diversidades. No entanto, o acesso a esses campos ainda é restrito para muitas pessoas com deficiência, devido à falta de
acessibilidade física, sensorial e comunicacional em espaços e eventos culturais e educacionais. Compreendendo a relevância de superar esses desafios, é importante que a execução de projetos seja pensada e elaborada considerando o envolvimento de profissionais capazes de articular, juntamente com o público de pessoas com deficiência, quais são as dinâmicas e recursos de acessibilidade que, de fato,
funcionam nas ações desenvolvidas.