fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • ACCCOM completa 27 anos de história com apoio às pessoas em tratamento contra o câncer

ACCCOM completa 27 anos de história com apoio às pessoas em tratamento contra o câncer

ACCCOM completa 27 anos dando apoio às pessoas em tratamento contra o câncer
ACCCOM completa 27 anos dando apoio às pessoas em tratamento contra o câncer

Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACCCOM) completa 27 anos; veja sua história
Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACCCOM) completa 27 anos; veja sua história

Nesta segunda-feira (21), a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas – ACCCOM comemora 27 anos dando apoio para as pessoas em tratamento contra o câncer

Atualmente a ACCCOM atende mais de 1 milhão de pessoas, em cerca de 53 cidades do Centro-Oeste de Minas. A história da ACCCOM começou em 21 de março de 1995 na sede do Rotary Clube Divinópolis.

Os primeiros anos da entidade foram marcados pelo esforço em prol da construção do Hospital do Câncer, que foi inaugurado pela ACCCOM em 2001 e repassado totalmente equipado à administração do Complexo de Saúde São João de Deus, CSSJD. Atualmente o hospital possui 5 mil m² e é referência no tratamento de câncer na região, oferecendo mais de 200 mil atendimentos por ano, por meio do SUS. 

Em 2004, foi construída a Casa de Apoio, com o objetivo de acolher os pacientes e seus acompanhantes, permitindo-lhes o acesso a serviços especializados complementares ao tratamento. Em 2011, foi construído o Centro Administrativo, com o objetivo de proporcionar uma melhor gestão da entidade, com a ampliação e modernização da captação de recursos para a melhoria dos serviços prestados aos pacientes da associação.

Em 2017 foi inaugurado o Centro Oncológico com 2.400 metros que oferece serviços de suporte ao tratamento oncológico, com atendimento de psicologia, psiquiatria, fisioterapia, odontologia, serviço social, enfermagem, dermatologia, medicina paliativa e familial. Realiza também ações preventivas e educativas no combate ao câncer.

Em 2019 em reconhecimento às centenas de voluntários que dedicam tempo e trabalho à entidade, foi inaugurado um local para os mesmos, sendo denominado de Centro de Voluntários. Em janeiro de 2021, a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas entregou para Divinópolis e região Centro-Oeste de Minas, a Ala de Oncologia Pediátrica Antônio Carlos Quirino Costa do Hospital do Câncer de Divinópolis.