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Dia das mães: pesquisa revela que 62,9% dos mineiros preferem se planejar antes de efetuarem suas compras

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Neste ano, ainda em meio a um cenário de inflação e juros altos, os consumidores têm demonstrado cautela. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL MG), no período de 24 de abril à 03 de maio, sobre as intenções dos mineiros para a data.

O levantamento revelou que, embora 66% afirmem que vão presentear suas mães, na opinião de 62,9% dos entrevistados planejar antes de comprar é a melhor opção no momento, enquanto outros 37,1% não veem essa necessidade.

Ainda segundo os dados, 74,3% dos consumidores perceberam aumento nos preços dos produtos que pretendem comprar, 22,9% acreditam que permaneceram os mesmos e apenas 2,8% acham que os preços diminuíram .

“Importante ressaltar que os mineiros também informaram que voltaram a experimentar novas marcas com o intuito de reduzir o valor de sua cesta de necessidades e otimizar o orçamento familiar”, comenta o analista de mercado da FCDL Minas, Vinícius Carlos Silva.

Já entre as principais opções de presentes mencionadas na pesquisa estão cosméticos e perfumaria (26,9%), flores (23,1%), vestuário (19,2%) e calçados (11,5%), com um tíquete médio de R$ 200.

 

Situação financeira 

Na oportunidade, também foi perguntado aos entrevistados sobre a situação financeira em relação ao ano passado. 57,1% disseram que está igual, enquanto 25,7% responderam que está pior e 17,1% apresentaram um quadro mais otimista, informando que sua situação financeira está melhor que a de 2022.

“Nesse ponto, os consumidores demonstraram que o importante, em meio às incertezas que geram crises de confiança, é manter a segurança familiar, principalmente na parte financeira, para não ser surpreendido com eventos que possam prejudicar o bem-estar da família. Frente a isso, pontuaram que a manutenção do padrão familiar, mesmo que seja experimentando novos produtos e serviços, sem fidelidades às marcas, fazem a diferença na saúde financeira”, analisa Vinícius Silva.

Por outro lado, de acordo com o analista de mercado, o lojista tem que aproveitar as datas sazonais, as composições de vitrine, o atendimento customizado e humanizado, as promoções focadas na redução do preço e na chamada da temática para atrair cada vez mais o consumidor. “Importante focar nesse detalhe de que os consumidores estão aberto a novas marcas e ávidos por promoções que tragam em si a possibilidade de novas experiências, capazes de entrelaçar o desejo e a satisfação de que fez um bom negócio”, finaliza.