Com a flexibilização das atividades, por consequência o número de infectados pelo Coronavírus aumentou.
Desta forma, muitas cidades regressaram no Programa, a citar Divinópolis, que voltou, momentaneamente, à Amarela.
Mas do que se trata a classificação em “Ondas”?
Resumidamente, o Minas Consciente é um programa criado pelo Governo, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG), para que haja a volta gradativa do comércio, atividades recreativas e demais serviços que estamos acostumados no dia a dia, sujeitos a critérios e medidas sanitárias.
A Onda Vermelha traz sistema parecido com o ‘lockdown’, funcionando apenas os serviços essenciais, como gêneros alimentícios, setores de saúde, lotéricas, obras de infraestrutura, entre outros.
Já a Onda Amarela, que mais se faz presente no momento, permite o funcionamento, com as devidas medidas de distanciamento, de bares, salões de beleza, comércio variado, como eletrodomésticos, papelaria, livros etc.
Por fim, na Onda Verde, onde a curva de contágio está praticamente estabilizada, são permitidos serviços não essenciais com menores restrições, como atividades recreativas, clubes sociais, cinemas, bares com entretenimento, estrou muitos outros.
Necessário frisar que a progressão das ondas está intimamente ligada ao cumprimento das medidas de restrição. Assim sendo, quanto mais forem respeitadas, mais cedo o “novo normal” talvez volte ao “antigo normal”.
Dúvidas e sugestões de matérias:
(37) 99906-8900
https://www.facebook.com/advogadopaulo/
@paulo.adv_div/
https://twitter.com/PauloAdvDiv
Paulo Henrique Lamounier Quadros – Advogado