fbpx
Pular para o conteúdo

Começa a festa de Santa Catarina de Senna em Divinópolis

Image

Começa hoje (19) a festa de Santa Catarina de Senna, uma das santas mais veneradas da região. Às 19 horas, acontecerá a consagração dos trabalhos que serão realizados até o dia 29 de abril, data em que é celebrada a festa da santa doutora da Igreja.

Comunidade católica de Divinópolis se prepara para a festa de Santa Catarina de Senna
Comunidade católica de Divinópolis se prepara para a festa de Santa Catarina de Senna

Durante a novena, que se estenderá pelos próximos dias, haverá missas diárias às 19 horas, seguidas de animadas barraquinhas que oferecerão comidas típicas e outras atrações. No dia da festa, as missas serão realizadas às 7h e 18h30, e espera-se que a comunidade católica se reúna em grande número para homenagear Santa Catarina de Senna.

A capela dedicada a Santa Catarina de Senna está localizada no bairro Walchir Rezende.

Veja a programação:

Depois do pontificado do Papa Bonifácio VIII (1294-1303), caracterizado por uma fortíssima tensão entre ele e o rei de França, Felipe IV, o Belo (1285- 1314), e do breve pontificado de Bento XI (1303-1304), o conclave sucessivo durou onze meses e levou à eleição de Clemente V (1305-1314), francês. Este, devido à situação caótica que havia no Estado pontifício, estabeleceu-se em Avinhão, Sul da França. Depois dele, houve mais seis papas franceses, que moraram todos em Avinhão. Praticamente, Roma ficou sem o Papa residindo nela de 1305 até 1376. É a época do assim chamado “exílio de Avinhão”.

As consequências deste fato foram muito graves. Roma e o Estado Pontifício caíram em situação desastrosa; os Papas se tornaram instrumentos da política francesa; e, devido às dificuldades econômicas, aumentaram exageradamente os impostos no Estado Pontifício, que pesavam sobre a população.

Neste tempo de grave crise, Santa Catarina, levada pelo amor a Deus, à Igreja e ao Pontífice Romano, trabalhou sem descanso pela paz e unidade da Igreja. Chegou a ir até Avinhão e pediu ao Papa Gregório XI (1371-1378) que voltasse quanto antes a Roma: e foi atendida, no ano de 1377. Os historiadores são unânimes em afirmar que a volta do Papa da França para Roma foi fruto desta intervenção de Santa Catarina.