Publicidade

Coleguium Divinópolis adota ensino não presencial para estudantes

Postado em 23/06/2020 10:04

Para garantir aos alunos a continuidade dos estudos durante a pandemia de Covid-19, a unidade do Coleguium Rede de Ensino em Divinópolis implantou a metodologia de ensino não presencial. O colégio adotou uma série de ferramentas para que os alunos possam ter acesso on-line às atividades pedagógicas. 

Entre as ferramentas de ensino adotadas pelo Coleguium está o “Google Sala de Aula”, em que os alunos contam com roteiros direcionados pelas componentes curriculares, indicações de videoaulas, materiais complementares e exercícios. Os estudantes podem fazer comentários e perguntas, que são respondidas pelos próprios professores, reforçando a interação entre eles. A ferramenta também possibilita o intercâmbio com os colegas, buscando uma maior proximidade da turma.

A modalidade virtual inclui, para todas as séries, aulas ao vivo com duração de 45 minutos (1º ao 5º ano do Fundamental) e 50 minutos (6º ao 9º ano do Fundamental e Médio). Os professores estão disponíveis on-line para os alunos nos mesmos horários da turma. Nessas aulas, os estudantes têm esclarecimento de dúvidas, explicação dos conteúdos, resolução de exercícios, entre outras interações. Para fins de avaliação, o Coleguium contabiliza a presença nas aulas ao vivo e mensura a participação dos alunos.

Segundo a diretora pedagógica do Coleguium Rede de Ensino, Alessandra Dias, os professores se reinventaram e buscaram recursos que não eram necessários para a profissão. “Ao considerar o professor como o principal elo entre a escola e os alunos, a relação professor-aluno é crucial para o pleno desenvolvimento do estudante, contribuindo para a aprendizagem mútua e para a formação cidadã. Nesse sentido, há que se destacar o esforço e a criatividade de cada professor. O momento pediu uma ação rápida e o professor não se intimidou. A educação não será mais a mesma, uma vez que tivemos contato com tecnologias e estamos desenvolvendo os nossos alunos em várias frentes. Percebemos que é possível a relação e o aprendizado por meio virtual para a Educação Básica”, declara.

Outra prática adotada pela rede de ensino —que, além de Divinópolis, possui outras 17 unidades educacionais em Minas Gerais e uma no Pará— é o livro digital, que contém o conteúdo do material didático em um novo formato e com todas as disciplinas regulares contempladas. O material pode ser acessado pelo portal do aluno. Como forma de complementar as atividades curriculares, o Coleguium oferece a “redação on-line” para os alunos do 6º ao 9º ano do Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

O calendário escolar foi reorganizado e houve, ainda, a reestruturação do sistema avaliativo para o novo contexto, enfatizando a avaliação qualitativa. A quantidade de provas foi reduzida e o colégio passou a pontuar as atividades realizadas ao longo do processo não presencial.

“Nesse momento tão delicado, o Coleguium se destaca mais uma vez em qualidade e respeito, levando aos nossos alunos a excelência acadêmica, que tanto prezamos, de forma não presencial. A saudade é grande e estamos ansiosos para o retorno, de forma segura a nossa unidade, mas, enquanto isso não ocorre, os alunos têm se dedicado de forma surpreendente a essa nova modalidade de ensino, acompanhando as aulas on-line, as videoaulas gravadas e os nossos roteiros de estudo”, declara a diretora da unidade Coleguium Divinópolis, Sara Arão.

Ela complementa dizendo que “é muito importante manter esse vínculo com a escola; a educação não pode parar mas, sim, se reinventar e os alunos não podem ser prejudicados”. “Continuamos acolhendo, mesmo que de forma remota, os nossos estudantes, matriz do nosso trabalho. Sabemos que o momento é desafiador e que exige de todos nós, mais do que nunca, paciência, tolerância, compreensão e humanidade, mas sei também que retornaremos, escola e toda a comunidade escolar, pessoas mais fortes e seres humanos ainda mais incríveis”, afirma Sara.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!