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Cleitinho Azevedo apresenta projeto para a recuperação das rodovias brasileiras

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A pauta levantada pelo Senador Cleitinho se torna ainda mais necessária quando  ele alerta para as contradições da legislação brasileira que exige que o brasileiro mantenha seu veículo em boas condições para transitar, mas não garante vias transitáveis.
A pauta levantada pelo Senador Cleitinho se torna ainda mais necessária quando ele alerta para as contradições da legislação brasileira que exige que o brasileiro mantenha seu veículo em boas condições para transitar, mas não garante vias transitáveis.

O Senador Cleitinho Azevedo apresentou o Projeto de Lei PL1252/2023 que permite que a iniciativa privada possa destinar parte dos impostos que recolhe para a recuperação das rodovias brasileiras. Baseado em leis como a de incentivo ao esporte e a “Rouanet” da cultura, o projeto permite que empresas adotem um projeto de obra em estrada que precisa ser feito e o executem em troca de dedução de impostos.

A proposta surgiu após várias reuniões do Senador Cleitinho com órgãos como o Ministério dos Transportes, DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e TransporteDEER-MG (Departamento de Edificação e Estradas de Rodagem de Minas Gerais) onde o povo e vários deputados, prefeitos e vereadores estiveram presentes e ouviram a mesma resposta: falta dinheiro!

Projeto apresentado pelo Senador Mineiro permite que prefeituras por exemplo, possam  captar recursos com uma empresa da cidade para pavimentar a estrada que usam na zona rural    em troca de um desconto nos impostos. Para cidades que sofrem com o trânsito de caminhões de  mineradoras e outras empresas que transportam carga pesada, é a chance de exigir contrapartida em infraestrutura para os bairros afetados. O Estado também fica autorizado a deduzir   e complementar o que faltar de recursos para obras maiores o que  faz com que sonhos como pontes que caíram e nunca mais foram reerguidas, finalmente se realizem.

A proposta não oferece riscos para a arrecadação dos Executivos Municipal, Estadual ou Federal porque trabalha no mesmo modelo de outras leis de incentivo que limitam a parte dedutível. Desta forma, os limites previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal continuam respeitados.  Na prática, o empresário vai poder escolher se quer patrocinar um time pela Lei de Incentivo ao Esporte,  uma produção artística que passou nos editais da “Rouanet” ou uma estrada da qual depende para escoar sua produção ou mesmo para os funcionários irem trabalhar.

As estradas brasileiras são fundamentais para o crescimento da economia, não existirá dinheiro nas empresas para a Cultura e para o Esporte se não tiver como trabalhar. Mobilidade para permitir logística mais eficiente é URGENTE!!!

No vídeo a seguir, Cleitinho mostra a situação da BR 459, em Senador José Bento/MG e que  dinheiro o país tem, só é utilizado de maneira pouco eficiente. Nesse vídeo ele conversa com Rodrigo Tavares, diretor do DEER-MG que explica que a rodovia é concessionada.