fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • SINVESD relata falta de mão de obra para confecções de Divinópolis

SINVESD relata falta de mão de obra para confecções de Divinópolis

Image

Uma pesquisa por amostragem realizada pelo Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis (SINVESD), em janeiro deste ano, demonstrou que o setor enfrenta uma escassez de mão de obra para atuar nas fábricas da cidade.

O Município abriga atualmente cerca de 300 empresas de confecção, a pesquisa abrangeu 4% delas e concluiu que as principais vagas disponíveis são para Produção (PCP, costureira, cortador, estampador, arrematadeira e passadeira); Estilo (estilista, modelista e pilotista) e Administrativo e comercial (almoxerife, compras, auxiliar administrativo, marketing e vendas).

De acordo com o SINVESD, somente nas empresas que participaram da pesquisa, o número de vagas em aberto passa de 300. “Conversamos com 12 empresas que, juntas, estão com falta de 306 trabalhadores diretos; concluímos que em todo Polo de Divinópolis, a defasagem é bem maior. São muitas oportunidades pra quem está buscando uma recolocação no mercado”, afirmou o Presidente do SINVESD, Vinícius Henrique de Souza.

DADOS DO CAGED:

Dados do último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do novembro de 2020, informam que 2.108 pessoas foram admitidas durante o mês e 1.602 foram desligadas, em todos os setores; no acumulado do ano, 19.860 pessoas foram admitidas, enquanto que 20.333 perderam o emprego, com saldo negativo de 473.

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, o cenário pode ser um reflexo dos desligamentos causados pelo desaquecimento do mercado em função da pandemia. “Num primeiro momento houve uma paralização das atividades e fechamento do mercado, isso pode ter acarretado em demissões, agora, mas ainda no início de 2020 a indústria retomou a produção e não parou mais, por isso a defasagem de mão de obra”, explicou.

Novo Site:

O SINVESD modernizou o seu site e ele agora conta com uma agência de empregos onde qualquer pessoa pode cadastrar suas informações profissionais, anexar currículo e foto. O banco de talentos é lincado ao CPF e os candidatos a uma vaga de emprego podem manter seus currículos sempre atualizados de forma online. O novo site conta também com Balcão de Oportunidades, Shopping de Fornecedores e permite que os associados filtrem os perfis de candidatos. Acesse www.sinvesd.com.br.Interessados em concorrer a uma vaga de trabalho podem cadastrar currículo no site do SINVESD. De acordo com o SINVESD, os interessados devem cadastrar os currículos no site da entidade (www.sinvesd.com.br).