fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Sede do Conselho Tutelar de Divinópolis está com condições de trabalho insalubres, diz Sintram

Sede do Conselho Tutelar de Divinópolis está com condições de trabalho insalubres, diz Sintram

Image
Na inspeção, o Sintram registrou a má conservação da sede do Conselho. Foto: Comunicação Sintram

Na inspeção, o Sintram registrou a má conservação da sede do Conselho. Foto: Comunicação Sintram

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) esteve em inspeção, nessa terça-feira, 28, na sede do Conselho Tutelar, localizada no bairro Esplanada, em Divinópolis. Segundo o sindicato, durante a averiguação, foi constatado que uma das salas está tomada por infiltrações e mofo.

O Sindicato foi representado pela presidente, Luciana Santos, pelo vice-presidente, Wellington Silva, e pela diretora de formação sindical, Geise Silva. 

De acordo com o vice-presidente do Sindicato, no dia 24 de novembro, a coordenadora do Conselho Tutelar solicitou à Prefeitura, por meio de ofício a reforma do local, onde é feito atendimento aos usuários, e a permanência de arquivos. No documento endereçado à Secretaria Municipal de Governo, a servidora explica que a sala foi danificada devido ao entupimento das calhas de vazão de água do telhado, o que ocasionou o transbordamento e a infiltração nas paredes. Além das paredes danificadas e da proliferação do mofo, a infiltração danificou o piso da sala, tornando o lugar insalubre para os servidores e os usuários.

“Não é preciso entrar na sala para sentir o cheiro do mofo, de longe é possível perceber que a sala está tomada pelo bolor, o que torna o local insalubre para os servidores e os usuários”, reforça Wellington.

Ainda segundo o vice-presidente do Sintram, a vice-prefeita de Divinópolis e secretária municipal de governo, Janete Aparecida respondeu a solicitação da coordenadora do Conselho Tutelar no dia 29 de novembro, e disse que o Município não dispunha de recursos para realizar a reforma. Na resposta, a secretária informa que a falta de verba para fazer as melhorias não impede que futuramente o pedido possa ser apreciado novamente.

A diretora de formação sindical, Geise Silva, disse que o sindicato irá tomar providências para resguardar a saúde dos servidores. “É inadmissível que a Prefeitura mantenha servidores trabalhando em condições insalubres. A Defesa Civil de Divinópolis esteve na sede do Conselho Tutelar em outubro e constatou diversas irregularidades no local. O Sintram vai oficiar a administração sobre as condições do local, caso a Prefeitura não solucione esse problema, nós iremos acionar o nosso jurídico para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, destacou a diretora.

De acordo com a presidente do Sindicato, Luciana Santos, os servidores do local informaram que foram trocadas algumas telhas, que estavam fora do lugar. “Quem vai à sede do Conselho Tutelar vê de longe, que o local está insalubre. Na visita, constatamos que o mofo dessa sala já está proliferando em outras salas, e nos foi informado, que não teve reforma de todo telhado, mas sim a troca de algumas telhas que estavam quebradas. O Sintram irá oficiar o Cresst solicitando a emissão de parecer técnico sobre as condições do local e a devida orientação ao gestor municipal para viabilização de um espaço para o imediato remanejo dos servidores. Na próxima semana, o Sindicato vai solicitar também uma reunião com o promotor da Vara da Infância e da Juventude, Casé Fortes, para discutir a situação e tomar as devidas providências”, detalha.