fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Projeto do presidente da Câmara permite uso de parte da calçada e deixa comércio gastronômico mais atrativo

Projeto do presidente da Câmara permite uso de parte da calçada e deixa comércio gastronômico mais atrativo

Image
rimeiro modelo de parklet em frente à tradicional Andrea Lanches, na rua Minas Gerais. Foto: Divulgação

Primeiro modelo de parklet em frente à tradicional Andrea Lanches, na rua Minas Gerais. Foto: Divulgação

Em maio de 2021, um projeto de lei apresentado pelo vereador Eduardo Print Júnior (PSDB) que previa a autorização para a instalação de parklets nas extensões de calçadas em Divinópolis foi aprovado por unanimidade na Câmara. Com o objetivo de tornar os centros comerciais e gastronômicos da cidade ainda mais atrativos, o projeto foi sancionado pelo Prefeito Gleidson Azevedo (PSC) e, de forma imediata, vários estabelecimentos se prontificaram a instalar a estrutura próximo às suas localidades.

Nesta semana, quem passou pela rua Minas Gerais, próximo à esquina da Avenida 21 de Abril, pode ver o primeiro modelo de parklet em frente à tradicional Andrea Lanches. Seguindo todos os requisitos do projeto, o parklet já pode ser usado pelos clientes e por todos que passavam pelo local. No plano apresentado pelo vereador, os parklets podem ter mesas, cadeiras, bancos, guarda-sóis e outros elementos destinados à recreação, descanso e convívio. “Vemos este tipo de estrutura em inúmeras grandes cidades da nossa região e do país, e de fato é um atrativo para os estabelecimentos comerciais, em especial bares e restaurantes. São estruturas fixas, que contribuem para uma cidade cada vez mais bonita e moderna”, afirma Eduardo Print Júnior.

Antes de aprovada, a proposta foi discutida por meses junto ao Secretário Municipal de Trânsito, que teve importante participação no projeto. “O Lucas Estevam (secretário) deu seu olhar e parecer técnico para que o projeto chegasse à Câmara com segurança e sem a necessidade de qualquer tipo de alteração”, lembra Print.

Com o primeiro modelo já instalado, a expectativa é de que outros estabelecimentos também façam a adesão ao projeto. “Já existiam outros bares, restaurantes e lojas que nos procuraram com o mesmo objetivo. Nos próximos meses, veremos os parklets em diferentes pontos de Divinópolis. Fico muito satisfeito em ver que mais um projeto que apresento vem sendo colocado em prática e tornando nossa cidade mais atrativa”, finaliza o vereador.