fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Parque da Ilha é novamente fechado por infestação de carrapato

Parque da Ilha é novamente fechado por infestação de carrapato

A Vigilância em Saúde recomendou à Prefeitura de Divinópolis a restringir, nesta terça-feira (07/05), o acesso do público ao Parque Ecológico Sebastião Gomes Guimarães (Parque da Ilha). Uma varredura realizada no sábado (04/05) constatou infestação do carrapato estrela, responsável por transmitir a febre maculosa. Outro motivo para interdição é que os frequentadores não respeitam as placas de advertência.

Em agosto do ano passado, a Vigilância em Saúde restringiu, pela primeira, o acesso do público. Em janeiro deste ano, o parque foi reaberto.  A Vigilância em Saúde realizou outras duas varreduras, e, encontrado menor índice de vetor da doença, o Parque da Ilha poderia continuar aberto ao público. Em 12 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde interditou o Parque da Ilha para dedetização do local.

Uma nova varredura no sábado identificou os carrapatos dentro da mata. De acordo com a Vigilância em Saúde, o volume encontrado é suficiente para interromper o acesso ao público. “Encontramos um número muito alto de carrapatos dentro da mata, por isso o risco cresce. Então, informamos [a infestação] à comissão criada para combater a febre maculosa a fim de fechar o Parque da Ilha ao público”, afirmou a diretora da Vigilância em Saúde, Janice Soares

Outro motivo apontado pela Vigilância em Saúde é que as placas não estão sendo respeitadas. “Temos vários relatos de que freqüentadores entram na mata, onde os carrapatos estão concentrados, mesmo com as placas de aviso fixadas nas áreas”, destacou.

De acordo com a Vigilância, a interdição do parque será somente aos freqüentadores; os servidores continuarão trabalhando no local, porque os carrapatos foram encontrados dentro da mata.

Foram 24 casos de febre maculosa notificados no ano passado na cidade. Destes, seis foram confirmados; e três mortes foram registradas, de acordo com os dados da Semusa.