Publicidade

Mutirão de limpeza no combate a dengue apresenta mais de 2,5 toneladas de entulho retirada da cidade

Postado em 12/03/2021 16:50

Como providência preventiva para combater a propagação de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Vigilância em Saúde, empreendeu ação de limpeza em algumas residências específicas. Não foi divulgada a data e nem local de um novo mutirão de limpeza na cidade.

Conforme balanço das atividades realizadas entre os dias 1º e 4 de março, as equipes de endemias da Vigilância Ambiental recolheram cerca de 2.550 quilos de entulho que podem prejudicar a saúde pública.

Equipamentos como caminhão, caminhonetes pick up, sacos plásticos e luvas são usados durante a atividade. O alvo são residências cujos moradores são acumuladores sem condição para remover os resíduos sólidos domésticos ou em outra questão social.

Advertisement

Foram retiradas cerca de uma tonelada em residência no bairro Floresta, 400 quilos no São Vicente, 300 no Porto Velho, 450 no bairro Orion e ainda mais 400 quilos em casa no bairro São José.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Érika Camargos, quando os moradores não cumprem a solicitação dos agentes de limpeza das residências, há necessidade de intervenção pública. “A comunicação oral é, às vezes eficaz, mas, quando a entrada não nos é permitida, necessitamos do apoio da polícia ou mandado judicial porque se trata de saúde pública”, explicou.

A equipe elimina entulho que pode proporcionar refúgio a baratas, ratos, escorpiões e outros animais sinantrópicos ‒ espécies que colonizam habitações humanas e arredores, de onde retiram vantagens como abrigo e acesso a alimentos e água ‒ capazes de causar prejuízo à saúde humana, assim como objetos de madeira, latas, garrafas com água, plásticos e outros que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

Os agentes de endemias visitam as casas para solicitar a limpeza do local e alertam a Vigilância Ambiental de quem não realiza a manutenção.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!