fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Estratégia Saúde da Família Nilda Barros lança projeto “O jeitinho Nilda Barros de atender”

Estratégia Saúde da Família Nilda Barros lança projeto “O jeitinho Nilda Barros de atender”

Image

Pensando na melhor maneira de atender e dar suporte aos pacientes, a unidade do Estratégia Saúde da Família (ESF) Nilda Barros lançou no início do mês o projeto “O jeitinho Nilda Barros de atender”. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e como objetivo, oferecer um atendimento com maior qualidade e mais humanizado a população.
 
O projeto consiste em basear o acolhimento aos usuários em 5 pilares: Empatia, Escuta, Encanto, Respeito e Eficiência. Na unidade não há filas de espera para atendimento um de qualquer necessidade apresentada pelo usuário. As consultas programas como: pré-natal, acompanhamento de pacientes crônicos, puericultura, etc; são previamente agendados. As demandas espontâneas são avaliadas de acordo com o risco e a vulnerabilidade do paciente. 
 
O lançamento aconteceu na unidade. Na ocasião foi oferecido aos presentes atividades que proporcionaram interação e conhecimento. A programação contou com ministrações sobre os seguintes temas: Controle da ansiedade, Assuntos técnicos da ESF, Acesso avançado e acolhimento, Apresentação do projeto “O jeitinho Nilda Barros de Atender”. Neste mesmo dia a equipe recebeu cuidados voltados para melhoria e manutenção de sua saúde mental, com alongamento e meditação entre os participantes. Ao final a equipe ainda participou de um café com comidas típicas juninas e um mini show do cantor Edson.
 
Amarildo Souza, secretário da pasta, fala da importância de um atendimento que vise priorizar o contato e o acolhimento, com objetivo de melhor compreender cada cidadão de acordo com sua necessidade. “Temos criado iniciativas que visem humanizar cada dia mais os atendimentos na área de saúde. Quando o paciente é devidamente acolhido, ouvido, fica mais fácil para equipe identificar o problema ou mesmo evitar que algo simples possa se tornar complexo. Não há nada mais eficiente do que o olho no olho, o toque, o ouvir. O atendimento primário cumpre também este papel e através disso é possível tratar cada paciente na sua particularidade”, ressalta Amarildo.
 
 
 
.