O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou uma campanha para incentivar familiares de pessoas desaparecidas a procurarem a Polícia Civil e doarem material genético, ampliando o Banco Nacional de Perfis Genéticos, que ajuda na localização e identificação.
Em 2025, 72 pessoas desapareceram em Divinópolis, um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram 59 casos. A coleta é simples, feita com um cotonete na parte interna da bochecha, e o material é usado exclusivamente para identificar desaparecidos. Em 2024, foram coletadas 1.645 amostras no país e identificadas 35 pessoas.
Casos como o de uma mulher vítima de atropelamento na MG-050, em maio, ainda não identificada, ou de pessoas com problemas de memória que se perdem, podem ser solucionados com o cruzamento de dados de DNA.
Relembre o caso: https://www.sistemampa.com.br/noticias/policial/mulher-atropelada-na-mg-050-em-divinopolis-ainda-nao-foi-identificada/















